Notícias

Destaques: desempenho de partidos no Facebook – mar/2017

A análise do desempenho de partidos na Assembleia Legislativa de Pernambuco e na Câmara Federal é um outro ponto observado pelo estudo ParlaFacebook, divulgado pela Paradox Zero durante o mês de março. A partir de números coletados nas páginas oficiais do Facebook de deputados estaduais e federais, a agência elabora infográficos e análises sobre a convergência entre política e tecnologia — neste caso, tomando as legendas como critério. O ranking ParlaFacebook existe desde 2014 e acompanha também o desempenho individualizado das páginas do Facebook de parlamentares estaduais e federais.

Assembleia Legislativa

PSB e PSD são, pelo segundo ano seguido, os partidos com mais seguidores no Facebook, entre os deputados estaduais de Pernambuco. Porém, estudo da Paradox Zero comparando dados de 2016 e 2017 mostra que as circunstâncias das legendas são bem diferentes: enquanto o vice-líder PSD passou de 122,4 mil para 140,2 mil seguidores (aumento de 14,5%), o PSB perdeu quase 35 mil seguidores, registrando queda de -19%. As principais razões são a saída de Raquel Lyra para o PSDB e a eleição de Miguel Coelho como prefeito em Petrolina, o que excluiu os dados dele do levantamento. A chegada de Laura Gomes, Roberta Arraes e Isaltino Nascimento não foi suficiente para compensar as perdas.

###

A bancada do PSOL na Alepe ganhou mais seguidores no Facebook do que a do PT, no comparativo entre 2016 e 2017 lançado pela Paradox Zero. Vale lembrar que Edilson Silva é o único filiado do PSOL na Assembleia, enquanto o PT soma três parlamentares. Ele cresceu 63,8%, passando de 25,7 mil para 42,1 mil seguidores. Paulinho Tomé – suplente do prefeito eleito de Carpina, Manuel Botafogo – se juntou a Teresa Leitão e Odacy Amorim, mas isso não foi suficiente para oxigenar o crescimento do PT. Atualmente, são 38 mil seguidores, crescimento de 50,9% em comparação aos 25,1 mil registrados em 2016.

###

O PDT é o partido campeão de crescimento no Facebook, no novo estudo da Paradox Zero, que compara dados de 2016 e 2017. A legenda subiu 4.620% em um ano, mas o alcance ainda é pequeno. Em 2016, somente Pedro Serafim Neto representava o PDT na Alepe, somando 122 seguidores. Atualmente, Jadeval de Lima e João Eudes também integram o partido — e com a estreia da fanpage do presidente Guilherme Uchôa, a legenda chegou a 5.759 seguidores.

Mais deputados, mais seguidores

A saída de Silvio Costa Filho do PTB derrubou as estatísticas do partido, na nova análise da Paradox Zero sobre os deputados pernambucanos no Facebook. A legenda registrou redução de -25,8% no número de seguidores, a maior entre todos os partidos presentes na Alepe, causando queda de duas posições no ranking geral. Por outro lado, o PRB, atual partido do líder da Oposição na Alepe, subiu de 14º para 5º lugar: são 45,2 mil seguidores, somando as fanpages de Silvio e do bispo Ossesio Silva.

###

O PSL é o vice-líder de crescimento no Facebook, entre os deputados estaduais pernambucanos, conforme mostra novo estudo da Paradox Zero. Em 2016, contando apenas com Socorro Pimentel, o partido somava 4 mil seguidores. Este ano, com a chegada de Beto Accioly, ex-SD, a legenda alcança 21,5 mil pessoas – crescimento de 427,7%.

###

O PP ganhou duas posições no ranking que compara o desempenho dos deputados estaduais no Facebook, com dados de 2016 e 2017. Análise da Paradox Zero aponta que, ano passado, a legenda estava em sexto lugar, com 41,4 mil seguidores. O forte crescimento de 209,7% elevou o total de seguidores para 128,4%, este ano. A explicação é a filiação de Eduíno Brito, ex-PHS, e Claudiano Martins Filho, ex-PSDB.

###

O PMDB caiu duas posições no novo estudo da Paradox Zero, que compara dados de 2016 e 2017 coletados nos perfis oficiais dos deputados estaduais pernambucanos no Facebook. A legenda possuía 44,4 mil seguidores ano passado (13º lugar) e, este ano, soma 43,3 mil (15º lugar), redução de -2,5%. A ida de André Ferreira para o PSC, levando consigo seus 33,8 mil seguidores, não foi superada pela chegada do ex-suplente Gustavo Negromonte, que tem apenas 5,2 mil seguidores.

Câmara Federal

A chegada de Kaio Maniçoba, ex-PHS, colocou o PMDB no topo do ranking de crescimento no Facebook, entre os deputados da bancada de Pernambuco na Câmara Federal. Análise da Paradox Zero aponta que a legenda possuía 5,6 mil seguidores em 2016 e passou para 34,5 mil este ano – crescimento de 512,2%. Mesmo com aumento tão expressivo, os números absolutos mostram que o PMDB ainda fala para pouca gente; a título de comparação, os deputados pernambucanos do PSDB somam 207,3 mil seguidores.

###

Apesar de liderar no número absoluto de seguidores no Facebook – 207,3 mil, somando as fanpages de Betinho Gomes, Daniel Coelho e Guilherme Coelho –, o PSDB registrou a maior queda entre os partidos da bancada federal pernambucana na Câmara: -34,9%. O comparativo entre 2016 e 2017, lançado este mês pela Paradox Zero, mostra perda de 111,4 mil seguidores. A saída do deputado Bruno Araújo do estudo, já que ele é o atual titular do Ministério das Cidades, explica tamanha redução.

###

Junto com PSDB, o PP também registrou redução na comparação 2016/2017 de seguidores no Facebook. Estudo da Paradox Zero revela que, ano passado, o partido somava 31,3 mil seguidores, enquanto este ano são 30 mil – redução de -4%. Mesmo assim, em números absolutos, a legenda manteve a oitava posição no ranking.

Sobe e desce de partidos

Mesmo com a saída de Carlos Eduardo Cadoca do PCdoB para o PDT, o partido subiu duas posições no ranking de seguidores no Facebook, no mais recente estudo divulgado pela Paradox Zero. Em 2016, com 54,3 mil seguidores, o PCdoB ocupava a sexta colocação; este ano, está em quarto lugar, somando 95 mil seguidores – e a deputada federal Luciana Santos é a única representante da legenda na bancada pernambucana na Câmara.

###

O PDT subiu quatro posições no ranking comparativo de 2016 e 2017, no novo estudo da Paradox Zero sobre os deputados federais pernambucanos no Facebook. Ano passado, quando contava somente com os 4,7 mil seguidores de Wolney Queiroz, o partido ocupava o 13º lugar. Em 2017, já incluindo quem curte o perfil de Carlos Eduardo Cadoca, a legenda chega a 17,3 mil seguidores – crescimento de 268,4%, o segundo maior, atrás somente do PMDB.

###

A ida de Raul Jungmann para o Ministério da Defesa tirou o PPS do ranking de partidos, no novo levantamento consolidado pela Paradox Zero, a partir de números coletados nos perfis oficiais dos deputados federais pernambucanos no Facebook. Ano passado, a legenda obteve o segundo melhor desempenho, com 88,1 mil seguidores. A vice-liderança agora pertence ao PSB, que soma 110,1 mil seguidores – isso representa crescimento de 26,4%, em comparação aos 87,1 mil que o partido tinha em 2016.