Notícias

Destaques: desempenho de deputados federais no Facebook – mar/2017

Confira os destaques relacionados aos deputados federais pernambucanos dentro do ParlaFacebook, estudo da Paradox Zero disponível desde março. A análise traz o resultado de um levantamento inédito, com números consolidados de 12 meses de análise mensal das fanpages dos deputados de Pernambuco. Desde 2014, a agência divulga regular e gratuitamente infográficos e análises sobre a convergência entre política e tecnologia. O ranking ParlaFacebook acompanha o desempenho das páginas do Facebook de parlamentares estaduais e federais — os destaques da Assembleia Legislativa também estão disponíveis.

###

O deputado Carlos Eduardo Cadoca (PDT) é o campeão de crescimento, no Facebook, entre os parlamentares federais de Pernambuco. Estudo comparativo da Paradox Zero, que analisa dados de 2016 e 2017, registrou aumento de 150,3% no número de seguidores da fanpage do deputado – ele tinha 4,7 mil e agora soma 11,8 mil seguidores. Pastor Eurico (PHS), com 128,4% de crescimento, e Luciana Santos (PCdoB), com 91,9%, são os seguintes no ranking.

###

Eduardo da Fonte (PP) foi o único entre os deputados federais de Pernambuco que registrou queda no número de seguidores no Facebook, entre 2016 e 2017. Na análise comparativa da Paradox Zero, o parlamentar caiu 0,6%, passando de 26,1 mil seguidores ano passado para 25,9 mil este ano.

Números federais absolutos

Na análise dos números absolutos no Facebook, Daniel Coelho (PSDB) continua  primeiro colocado no ranking, entre os deputados federais pernambucanos: ele soma 179,1 mil seguidores. Porém, no levantamento comparativo feito pela Paradox Zero, que avaliou dados de 2016 e 2017, o tucano cresceu apenas 4,7%, o segundo pior desempenho entre toda a bancada. Abaixo dele, somente Eduardo da Fonte, que perdeu 0,6% de seguidores.

###

Ainda em relação aos números absolutos, na comparação entre os dez mais bem colocados em 2016 e 2017, Daniel Coelho (PSDB), Luciana Santos (PCdoB) e Augusto Coutinho (SD) se mantiveram em primeiro, segundo e terceiro lugares, respectivamente. Pastor Eurico (PHS) passou de sétimo para quarto colocado, tendo ganho cerca de 24 mil seguidores em um ano. Danilo Cabral (PSB), que não teve seu perfil analisado em 2016 porque estava licenciado da Câmara Federal, foi o único a entrar no top 10, ocupando a quinta posição (38,8 mil seguidores).