Notícias

Destaques: desempenho de vereadores do Recife no Facebook – abr/2017

No Facebook, a missionária Michele Collins (PP) é a campeã isolada entre os vereadores do Recife. Estudo da Paradox Zero que analisa dados de janeiro a abril de 2017 mostra que ela tem 248,9 mil seguidores e está bem distante do segundo colocado, seu colega de partido Romero Albuquerque, que soma 89 mil seguidores. A terceira colocada é Marília Arraes (PT) com 66,4 mil seguidores.

###

Apesar de campeã no número absoluto de seguidores, a vereadora Michele Collins tem apresentado crescimento tímido. Variou apenas 0,39%, tendo passado de 248 mil para 248,9 mil em 4 meses. O vice-campeão em seguidores, Romero Albuquerque, cresceu menos ainda: apenas 0,1% no mesmo intervalo, quando passou de 88,9 mil para 89 mil seguidores.

###

Com um discurso jovem e bem antenado nas redes sociais, é curioso que Marília Arraes (PT) esteja tão distante do segundo e do primeiro lugar no ranking de fanpages divulgado pela Paradox Zero. Marília teria que crescer quase quatro vezes o tamanho da própria fanpage para encostar na liderança de Michele Collins (PP).

###

Não é só Facebook, não. A liderança de Michele Collins no Facebook replica o desempenho da vereadora nas urnas: ela foi a campeã de votos na Câmara do Recife, escolhida por 15,3 mil eleitores.

###

Há pontos fora da curva também. Aimée Carvalho (PSB), segunda colocada nas urnas, com 14,3 mil votos, sequer tem fanpage na rede social — ela contraria a orientação do Facebook segundo a qual pessoas públicas não devem ter perfis pessoais. Fred Ferreira (PSC), terceiro entre os mais votados, com 14,2 mil votos, é apenas o 13º colocado quando o assunto é o número de seguidores na fanpage: soma apenas 6,5 mil curtidores.

###

Ivan Moraes (PSOL) foi o vereador que mais cresceu no Facebook nos últimos quatro meses: 50,5% a mais de seguidores, passando de 6,3 mil para 9,5 mil. Em segundo lugar na variação está Antônio Luiz Neto (PTB), com crescimento de 44,4% — mas seu alcance é baixíssimo, pois tem apenas 65 seguidores na fanpage, ou seja, praticamente não existe no Facebook.

###

Seis vereadores do Recife tiveram queda no número de seguidores no Facebook, de acordo com levantamento mais recente da Paradox Zero. No comparativo entre janeiro e abril de 2017,  perderam seguidores Almir Fernando (PCdoB), com redução de 0,14%;  Wanderson Florêncio (PSDB), 0,25%; Aline Mariano (PMDB), 0,37%; Jayme Asfora (PMDB) e Augusto Carreras (PSB), 0,45%; e Davi Muniz (PEN), 0,53%.

###

Muitos vereadores do Recife não apresentam a menor preocupação em se comunicar com o eleitor pela internet. O presidente da Câmara Municipal, Eduardo Marques (PSB), não tem nenhum tipo de presença no Facebook. Alguns casos são emblemáticos, como Antônio Luiz Neto (PTB) e Eduardo Chera (PDT). Na análise de dados da Paradox Zero, os dois apresentam apenas 65 e 405 seguidores, respectivamente. Além disso, as fanpages estão desatualizadas desde 2016. Felipe Francismar (PSB), que também está entre os dez com menor número de seguidores, é outro despreocupado: a fanpage não recebe conteúdo novo desde novembro de 2016.

###

Seis vereadores do Recife descumprem a orientação do Facebook e mantêm perfis pessoais na rede social. Aimée Carvalho (PSB), Benjamim da Saúde (PEN), Gilberto Alves (PSD), Jairo Britto (PT), Júnior Bocão (PSDB) e Natália de Menudo (PSB) não têm fanpages oficiais. Podem ter, inclusive, seus perfis bloqueados pelo Facebook.

###

Entre os 39 vereadores que compõem a Câmara do Recife, 14 deles tiveram crescimento no Facebook abaixo de 5%, de acordo com mais recente estudo da Paradox Zero. A análise compara dados referentes ao número de seguidores, coletados entre janeiro e abril de 2017. O aumento deles varia entre 0,1% (Romero Albuquerque) e 3,11% (Rodrigo Coutinho, SD).

Partidos

O PP é o partido que aglutina o maior número de seguidores no Facebook. A responsável pela liderança da legenda é Michele Collins e seus 248,9 mil seguidores. Junto com Romero Albuquerque, o partido chega a 338 mil pessoas. Em segundo lugar está o PT, com 66,4 mil seguidores — todos da vereadora Marília Arraes. O outro petista da casa, Jairo Britto, não tem fanpage oficial. O terceiro lugar é do PMDB, com 56 mil seguidores, que acompanham as páginas de Aline Mariano e Jayme Asfora.

###

O PSB, que tem a maior bancada na Câmara do Recife, não está bem posicionado quando o assunto é o ranking de seguidores entre os vereadores da capital no Facebook. A legenda — que tem 8 vereadores, sendo 5 com fanpages atualizadas, 2 com perfis pessoais e 1 sem qualquer página na rede — soma meros 26,3 mil seguidores, ocupando somente a sexta colocação geral entre os partidos.