Notícias

Análise de vereadores do Recife no Facebook – fevereiro 2019

Quatro novos vereadores assumiram vagas na Câmara do Recife, mas o quadro não muda quando se trata da atenção aos eleitores pelas redes sociais. Pelo ParlaFacebook, somente 12 dos 39 vereadores do Recife têm público acima de 15 mil curtidores. Poucos se importam em transformar a vitrine da internet em instrumento de diálogo e prestação de contas com o eleitorado. Veja os gráficos completos em paradoxzero.com/facevereadores

Ao menos 9 páginas ainda fazem referência a eleições passadas em postagens recentes, até mesmo com números de candidaturas. Caso emblemático, o ex-prefeito João da Costa (PT), ex-suplente da agora deputada federal Marília Arraes. São apenas 9,8 mil curtidores acompanhando a página, que tem como destaque uma peça da eleição passada – em que João da Costa concorreu a deputado estadual e não foi eleito.

Michele Collins (PP) continua na dianteira e com maior vantagem sobre os demais: são 258,9 mil seguidores, cinco vezes mais que o segundo colocado — Davi Muniz (Patri), com 47,7 mil. Estreantes no Top 10 do ParlaFacebook: Goretti Queiroz (PSC), ex-suplente de Wanderson Florêncio (PSC), conquista a nona posição com 17 mil curtidores. Ivan Moraes, único representante do PSOL, fecha o grupo em décimo com 16,3 mil curtidores. O vereador cresceu 30% em um ano.

Jayme Asfora (sem partido) também não foi eleito para a Alepe, mas mantém firme o trabalho nas redes. Passou de 21,3 mil para 26,5 mil curtidores em um ano, ganho de 24%.

Estagnação

Carlos Gueiros (PSB) vai no sexto mandato, enquanto Júnior Bocão (PSDB) é vereador estreante no Recife. As diferenças param por aí: no Facebook, os dois têm menos de 2 mil seguidores e estão nessa situação desde 2017.

Problema parecido vive Marcos di Bria (PSDC): está na casa dos 6 mil seguidores há mais de um ano. Em 2018, só 279 novas pessoas passaram a seguir a fanpage. Natália de Menudo (PSB) e Aerto Luna (PRP) são os únicos vereadores que tiveram crescimento negativo. Entre fevereiro/2018 e fevereiro/2019, ambos perderam seguidores.

Entre as seis vereadoras, três estão no Top 10: Michele Collins, Aline Mariano (PP) e Goretti Queiroz. As outras três, ao contrário, desprezam as redes, com audiência abaixo de 7 mil pessoas: Aimée Carvalho (PSB), Professora Ana Lúcia (PRB) e Natália de Menudo.

O PP é o único partido da Câmara com mais de 300 mil curtidores. Está muito à frente do Patriota, em segundo com 52,4 mil curtidores. O PSC, com 4 vereadores e a segunda maior bancada, é o terceiro, com 51,5 mil curtidores.