Notícias

Análise de partidos (PE) na Assembleia e Câmara Federal no Facebook – fevereiro/2019

Este recorte apresenta um panorama da participação dos partidos, a partir da contagem de curtidores das páginas oficiais de deputados estaduais e federais de Pernambuco no Facebook — veja aqui os gráficos: paradoxzero.com/facepartidos. O levantamento é baseado em números públicos que são armazenados em banco de dados para verificação e, posteriormente, tabulados, analisados e publicados pela equipe da Paradox Zero. 

Assembleia Legislativa (Alepe)

Os três partidos com mais seguidores na Alepe: PP segue na ponta com dez deputados e soma de 363,8 mil pessoas. O PSB está em segundo, apesar da bancada maior, com 12 parlamentares. Juntos, eles chegam a 176,7 mil. O DEM fecha a trinca com os 114,4 mil curtidores que acompanham seus três deputados.

DEM e PT têm três deputados cada um na Alepe, mas situação bem diferente no Facebook: o Democratas chega a 114,4 mil pessoas, enquanto o Partido dos Trabalhadores não passa de 29 mil.

Na ponta de baixo do ranking, Avante, PHS e PRTB mal alcançam 5 mil pessoas juntos. Entre os três partidos com apenas dois deputados na Alepe, quem se sai melhor é o PTB: são 52 mil curtidores, vindos principalmente da página de Álvaro Porto, que tem 46 mil. PR e PSD não alcançam 25 mil curtidores.

Entre os dez deputados que são representantes únicos de seus partidos, o PCdoB com João Paulo está na frente, com 38,5 mil curtidores, que é pouquíssimo diante da popularidade nas urnas do ex-prefeito. Pior, a fanpage segue desatualizada desde outubro passado e ainda com informações do antigo partido: joaopaulopt13.

O PSC tem a terceira maior bancada da Alepe, com 5 deputados, mas está fora do Top 3 em termos de audiência. São 88 mil curtidores, deixando o partido em quarto nesse critério.

Câmara dos Deputados

O PSB passa a ser líder entre os partidos na Câmara Federal, com 275,2 mil curtidores e cinco deputados. O PPS é o vice graças exclusivamente aos 192,2 mil curtidores de Daniel Coelho, ex-PSDB.

O PT, que volta à bancada federal pernambucana com dois deputados, está em terceiro com 122 mil curtidores. O PRB fecha o grupo dos quatro partidos que passam de 100 mil: Silvio Costa Filho e Bispo Ossésio somam 115,3 mil curtidores.

A bancada do PDT dobrou de tamanho com a chegada de Túlio Gadelha que, ao lado de Wolney Queiroz, deixa o partido com 43,6 mil curtidores e a oitava posição no ranking — melhor que o 12º lugar ocupado em dezembro passado.

O PP manteve a bancada com dois deputados, mas a dupla de Eduardo da Fonte mudou. Até o ano passado, ele e Marinaldo Rosendo somavam 40,6 mil curtidores; agora, com Eduardo e Fernando Monteiro, a audiência do partido caiu para 36 mil.

Cinco partidos têm público inferior a 15 mil curtidores na bancada federal. Além de PSD, PCdoB, PR e Podemos, o PSL, do presidente Bolsonaro, é o último entre as legendas. São apenas 6,4 mil curtidores na página de Luciano Bivar, agora deputado titular pelo partido.