Notícias

Análise de deputados estaduais e federais de Pernambuco no Facebook – fevereiro/2019

A primeira avaliação da Paradox Zero para a nova legislatura na Alepe (2019-2022) mostra que a liderança do ranking ParlaFacebook mudou: o ex-vereador Romero Albuquerque (PP), estreante na Assembleia, tem o maior público entre os deputados estaduais, com 142,5 mil seguidores. O antigo líder, Rodrigo Novaes, que soma 121,9 mil seguidores e é o atual Secretário de Turismo, perderia o posto mesmo se tivesse assumido o novo mandato na Alepe. Acesse aqui os infográficos completos: paradoxzero.com/facedeputados

Segundo e terceiro lugares não mudaram: Priscila Krause (DEM) é a vice-líder, com 102,4 mil curtidores. Cleiton Collins (PP) é o terceiro, com 95,7 mil. Clodoaldo Magalhães (PSB) estreia no Top 10 do ranking, na décima posição, com 33,4 mil seguidores. Lucas Ramos (PSB), apesar de ter ganho quatro posições no Top 10, foi o que menos cresceu em 2018: de 46,3 mil para 46,6 mil curtidores, meros 0,5%.

Além de Romero Albuquerque, também são novatos na legislatura e no Top 10: Clarissa Tércio (PSC), com 61,7 mil; Delegado Lessa (PP – 42,4 mil) e o ex-prefeito João Paulo (PCdoB – 38,5 mil).

Três deputados reeleitos continuam sem investir na comunicação com eleitores pelas redes sociais. Eriberto Medeiros (PP), Romário Dias (PSD) e Francismar Pontes (PSB) estão entre as dez menores páginas da Alepe, com menos de 4 mil seguidores.

Estreante na Alepe e único representante do Avante na legislatura, João Paulo Costa deixou para criar uma página no Facebook às vésperas da posse: são menos de 200 curtidores até agora. Vai na contramão do que fazem seu pai, o ex-parlamentar Silvio Costa, e seu irmão mais velho, Silvio Costa Filho, atual deputado federal. Ambos são um sucesso na rede, reunindo público de milhares em suas fanpages – e Silvinho já na casa dos 80 mil curtidores.

O PP segue liderando entre os partidos: são dez deputados e 363,8 mil curtidores. O PSB é vice, apesar de ter a maior bancada, com 12 parlamentares. Juntos, eles somam 176,7 mil curtidores. O DEM fecha o Top 3 dos partidos com os 114,4 mil curtidores que acompanham as páginas de seus três deputados. São os únicos partidos que têm mais de 100 mil curtidores.

Deputados federais

Na Câmara Federal em Brasília, o novo estudo da Paradox Zero mostra que Daniel Coelho (PPS) assumiu a ponta entre os deputados federais de Pernambuco. São 192,2 mil curtidores. Mas o resultado só é ruim na variação de crescimento: Daniel está entre os cinco menores, com acréscimo de apenas 5,7% de fevereiro/2018 a fevereiro/2019. A fanpage de Felipe Carreras (PSB) sofre do mesmo mal: vice-líder no público total, com 115,2 mil curtidores, crescimento de apenas 2,8% durante um ano inteiro.

Marília Arraes (PT) fecha a trinca das três maiores fanpages da bancada federal, com mais de 100 mil curtidores. Além disso, a ex-vereadora e única mulher entre os eleitos de Pernambuco registra o maior crescimento do grupo: em fevereiro/2018, ela somava 71,9 mil curtidores e agora contabiliza 112,7 mil — aumento de 56,8%.

Quatro novidades no Top 10: Silvio Costa Filho (PRB), estreante em Brasília, já chega carregando seus 82,8 mil curtidores e a quarta posição no ranking; Raul Henry (MDB), 64,6 mil, em quinto; João Campos (PSB), 63 mil, em sexto; e André Ferreira (PSC), 39,1 mil, em décimo lugar.

Fernando Monteiro (PP) ganhou vaga entre os titulares na Câmara, mas continua sem dar atenção ao Facebook. Com público abaixo dos 15 mil curtidores, a fanpage ganhou apenas 1172 pessoas em um ano inteiro! Eduardo da Fonte (PP) é o único entre os 25 deputados federais a perder público. A fanpage registrou crescimento negativo de -0,20% entre fevereiro/2018 e fevereiro/2019.

O PSB assume a dianteira no ranking de partidos, com 275,2 mil curtidores entre cinco deputados. O PPS é o segundo, com os 192,2 mil curtidores de Daniel Coelho. O PT, que volta à bancada federal pernambucana com dois deputados, está em terceiro com 122 mil curtidores. O PSL, do presidente Bolsonaro, é o último entre os partidos. São apenas 6,4 mil curtidores que acompanham a página de Luciano Bivar, agora deputado titular pela legenda.