Notícias

Avaliação do ranking de vereadores do Recife nas redes sociais – junho 2020

Como era de se esperar, a maioria dos vereadores recifenses passou os últimos três anos sem crescimento nas redes sociais. Agora, com a pré-campanha começando, tentam tirar o atraso. Os infográficos completos e variações estão no site paradoxzero.com/parlavereadores

O novo levantamento da Paradox Zero também mostra que boa parte dos parlamentares resolveu optar pela facilidade do Instagram, que gera menos debate político e menos discussões sociais, deixando o Facebook bastante de lado.

O caso que mais chama atenção continua sendo de Eduardo Marques (PSB), presidente da Câmara Municipal, que sequer tem uma fanpage oficial e segue violando as diretrizes do Facebook em usar perfil pessoal para falar do mandato.

Jairo Britto (PT) estava sem postagem no Facebook desde 14 de maio de 2019, reaparecendo em 30 de junho de 2020 com um post. No Instagram, a conta é privada e sem movimento.

Antônio Luiz Neto (PTB) não atualiza a fanpage desde 2 de outubro de 2016. Ele tem outra página, sem atualização desde 2012. Júnior Bocão (PSDB) não posta no Facebook desde outubro de 2018, usando apenas o Instagram, que tem apenas 5500 seguidores. É a mesma situação (sem postar no Face) de Natália de Menudo (PSB) e Rodrigo Coutinho (SD), embora ambos mantenham o Instagram atualizado, com 15.000 e 8200 seguidores, respectivamente.

Michele Collins segue líder no Facebook e Instagram (256 mil e 65 mil curtidores), com crescimento apenas no Instagram, seguida de longe por Ricardo Cruz (PPS) com 24.500 e André Régis (PSDB) com 21.400.

No Facebook, o segundo lugar é Dani Muniz (Patriota) com 47.800 e depois Aline Mariano (PP) com 41.500. A briga no ranking do Facebook é acirrada entre o segundo e o décimo lugar, embora com baixíssimo crescimento.

A estagnação nas redes espanta mais entre os nomes mais conhecidos de público, como é o caso do ex-prefeito João da Costa (PT), parado há bastante tempo nas duas redes, abaixo de 10 mil curtidores no Face e apenas 2700 no Instagram.

Deixe um comentário