Notícias

Avaliação do ranking de deputados de Pernambuco – março 2020

O novo ParlaFacebook, da Paradox Zero, confirma algumas tendências identificadas nos levantamentos anteriores e mostra algumas surpresas. Impressiona a quantidade de parlamentares jovens ou recém-eleitos que seguem ignorando a voz das redes sociais. Confira os infográficos completos em paradoxzero.com/parlafacebook

No Facebook, somente 4 dos 25 deputados federais apresentam crescimento digno de nota: Silvio Costa Filho (Republicanos), João Campos (PSB), Túlio Gadelha (PDT) e Fernando Rodolfo (PR). No Instagram, todos os 25 parlamentares cresceram, embora a maioria de forma discreta. Destaque para o crescimento de João Campos (PSB), Marilia Arraes (PT), Daniel Coelho (PPS), Fernando Monteiro (PP).

No Instagram, os 142 mil seguidores de João Campos (PSB), segundo lugar no ranking, não fazem nem sombra para a hegemonia de Túlio Gadêlha com seus mais de 1 milhão de seguidores. Abaixo de Túlio e João Campos, a diferença dos demais é enorme. O terceiro lugar, Felipe Carreras (PSB), tem menos da metade de seguidores.

No Facebook, o líder no ranking, Daniel Coelho (Cidadania) segue a tendência de queda em curtidores, mas ainda isolado na liderança com mais de 60 mil pessoas a mais do que Marília Arraes (PT), no segundo lugar.

Com quase 87 mil curtidores, Silvio Costa Filho (PRB) conquistou quase 4 mil nos últimos meses e tem vantagem boa frente a João Campos, com 70 mil. Logo depois vem Raul Henry (MDB) que perdeu curtidores e está tecnicamente empatado com Túlio Gadêlha, entre 63 e 64 mil curtidores.

Entre deputados estaduais, a festa continua comandada por Gleide Ângelo no Instagram, crescendo regularmente a cada mês, com quase 280 mil seguidores. É seguida por Clarissa Tércio (PSC), com 61 mil, também em crescimento regular todo mês.

No Facebook, contudo, a disputa não existe: Gleide tem menos de 20 mil curtidores, enquanto Clarissa está em terceiro lugar com 100 mil e agora quase empatada com Priscila Krause (DEM), no segundo lugar, com 103 mil curtidores. Romero Albuquerque (PP) segue na liderança com 141 mil no Facebook e 57 mil no Instagram.

Também entre os estaduais, somente dois deputados tiveram crescimento bom: a própria Clarissa e Rogério Leão (PR), que pulou de 16 mil curtidores para 26 mil.