Notícias

Avaliação de pré-candidatos em Olinda, Jaboatão, Caruaru e Petrolina

Até as convenções partidárias, os levantamentos da Paradox Zero nas redes sociais vão mostrar como está a situação dos principais pré-candidatos a prefeito em algumas cidades da RMR e de Pernambuco. Os infográficos completos estão em paradoxzero.com/parlafacebook
***
Em Jaboatão, o atual prefeito Anderson Ferreira (PR) e Cleiton Collins (PP) não marcam nenhum crescimento no Facebook há mais de um ano. O primeiro com 117 mil e o segundo com 95 mil. Silvio Costa, que não é mais pré-candidato, computava 60 mil curtidores sem nenhuma atualização na página. A delegada Gleide Ângelo (PSB) tem apenas 30 mil no Facebook, mas ela  é a estrela de Jaboatão no Instagram com 315 mil seguidores. Anderson Ferreira e Cleiton Collins têm crescido tardiamente no Instagram, com apenas 37 mil e 22 mil seguidores, respectivamente.
****
Em Olinda, a liderança nas redes é de João Paulo (PCdoB), um dos nomes cotados, com 32 mil no Instagram e 38 mil no Facebook. O atual prefeito, Professor Lupércio (SD), tem um crescimento quase inexistente no Facebook no último ano, com 35 mil; mas ganhou 6 mil seguidores no Instagram nos últimos meses e chega a 11 mil, três vezes menos que João Paulo. Jorge Federal (PSL), oficializado pré-candidato, praticamente não existe nas redes: 5700 no Facebook e 2700 no Instagram. Na prática, Federal fala para os amigos.
****
Em Caruaru, a prefeita Raquel Lyra (PSDB) não tem concorrência nas redes. Além de estar muito à frente dos outros pré-candidatos, mantém um crescimento constante, com 113 mil no Facebook e 114 mil no Instagram. O segundo lugar, Delegado Lessa (PP), tem metade (53 mil no Face) e apenas 36 mil no Instagram. Tony Gel (MDB) e Zé Queiroz (PDT) estão há mais de um ano no mesmo lugar, apesar de suas fanpages existirem há anos. Tony com 30 mil no Face e 19 mil no Instagram, enquanto Zé Queiroz com apenas 13 mil no Facebook (mesma média de muitos anos) e 12 mil no Insta. Se o nome de Marcelo Gomes (PSB) se confirmar como candidato, ele seria o último com apenas 11 mil no Facebook e menos de 2 mil no Instagram.
****
Em Petrolina, o atual prefeito Miguel Coelho (PSB) é outro sem concorrência nas redes. A comparação com os demais pré-candidatos chega ser injusta. Ele tem 167 mil no Instagram, enquanto o segundo colocado, Julio Lóssio (PSD), não chega a 20 mil; Odacy Amorim (PT) tem menos ainda, 12 mil. No Facebook, o prefeito tem quase o dobro (94 mil) de Lóssio (56 mil) e Odacy fica lá atrás com 24 mil curtidores.
*****

Deixe um comentário