Notícias

Análise de vereadores do Recife no Facebook – dezembro 2018

A maioria dos vereadores do Recife não se preocupa seriamente com o Facebook. Do total de 39 parlamentares, somente 9 deles têm uma audiência significativa, com mais de 20 mil seguidores. Pelo menos 4 páginas desatualizadas, com conteúdo publicado pela última vez no primeiro semestre deste ano ou até mesmo em 2016…

Michele Collins (PP) continua na liderança, com 259 mil seguidores, mas está entre os dez crescimentos mais baixos (1,88%) durante o ano inteiro de 2018. Na outra ponta, Marília Arraes (PT), Renato Antunes (PSC) e Romero Albuquerque (PP) são os únicos vereadores que aparecem no T0P 10 nos dois rankings: seguidores e variação de crescimento.

Marília Arraes (PT) conquistou o cargo mais importante na última eleição, ao cravar uma vaga de deputada na Câmara Federal. Teve 193,1 mil votos, tornando-se a única mulher eleita para a bancada de Pernambuco. No Facebook, ela soma 113 mil seguidores, com crescimento de 58% entre janeiro e dezembro de 2018.

Com a saída de Romero Albuquerque para a Alepe e Marília Arraes para a Câmara Federal, três fanpages que estão na mesma faixa de público entram na briga para integrar o TOP 5 da Câmara Municipal. Jayme Asfora (PROS), André Régis (PSDB) e Almir Fernando (PCdoB), com audiências que variam de 26,6 mil a 29,9 mil seguidores, vão batalhar para conquistar mais público e se destacar no ranking, nos próximos levantamentos.

São 19 fanpages com menos de 5 mil seguidores, presença insignificante no Facebook — entre elas estão Aerto Luna (PRP), Natália de Menudo (PSB), Romerinho Jatobá (PROS), Rogério de Lucca (PSL) e Jairo Britto (PT). Apesar de a maioria dessas páginas serem atualizadas com regularidade e marcadas nos posts da página oficial da Câmara do Recife, os vereadores não dão importância ao diálogo com os eleitores pelas redes sociais.

Em termos partidários, a maior bancada é a do PSB, com oito vereadores, mas eles ficam apenas em quinto lugar na soma de seguidores (40,3 mil, ao todo). A liderança é do PP com 446 mil seguidores. O partido só tem 4 vereadores, mas dois deles lideram o ranking geral — Michele Collins e Romero Albuquerque. Em segundo está o PT (113 mil seguidores) e em terceiro, o Patriota (52,2 mil).