Notícias

Análise de deputados estaduais e federais de Pernambuco no Facebook – julho/2017

Está pronta mais uma edição do ParlaFacebook, estudo feito pela Paradox Zero e agora atualizado com dados de maio a julho deste ano. Este recorte é fruto de análise das fanpages dos deputados estaduais e federais de Pernambuco.

Desde 2014, a agência divulga gratuitamente infográficos e análises sobre a convergência entre política e tecnologia. O ranking ParlaFacebook acompanha o desempenho das páginas do Facebook de diversos políticos.

O levantamento atual mostra que está acirrada a disputa entre os deputados estaduais de Pernambuco no Facebook: quatro parlamentares registram crescimento na casa dos 10%.  Jadeval de Lima (PDT), Vinícius Labanca (PSB), Laura Gomes (PSB) e Silvio Costa Filho (PRB) foram os que mais cresceram no período. Jadeval de Lima, contudo, tem 3,1 mil seguidores. Ou seja, fala para pouquíssima gente e está na 37ª posição entre os 49 deputados da Alepe.

Líder da Oposição na Alepe, Silvio Costa Filho (PRB), entrou no ranking dos 10 deputados com mais seguidores no Facebook. Em março, ocupava a 11ª posição, com 25,1 mil seguidores; agora é o nono colocado, com 34,3 mil. Tony Gel (PMDB) deixou o Top 10 e Lucas Ramos (PSB) caiu duas posições, ocupando atualmente o sexto lugar com seus 46,9 mil seguidores. Lucas está estagnado na casa dos 46 mil seguidores no Facebook, com crescimento de 0,01%, ou seja, nulo. Em três meses, ganhou apenas 6 novos curtidores na página.

Somente dois deputados estaduais estão entre os top 10 nos dois rankings da nova pesquisa da Paradox Zero: Vinícius Labanca (PSB) e Silvio Costa Filho (PRB) estão bem posicionados tanto na lista geral de total de seguidores quanto no ranking de variação de crescimento.

Facebook ignorado

Guilherme Uchôa (PDT), presidente da Alepe, e Waldemar Borges (PSB), líder do governo na Casa, não tem dado muita atenção às suas fanpages. Waldemar não cresceu nada: continua com os mesmos 9.215 seguidores nos últimos três meses. Já Uchôa soma apenas 1.261 seguidores no total e registrou queda de 0,07% no período. Pior do que Guilherme Uchôa (PDT), só mesmo Francismar Pontes (PSB), com 729 curtidores; Pedro Serafim Neto (PDT), com 516, e Marcantônio Dourado (PSB), com 261. Já os deputados Adalto Santos e Clodoaldo Magalhães, ambos do PSB, parecem ignorar totalmente a participação popular na internet, pois nem possuem fanpages.

Seis deputados estaduais tiveram crescimento negativo: Terezinha Nunes (PSDB), Odacy Amorim (PT), Guilherme Uchôa (PDT), José Humberto Cavalcanti (PTB), Júlio Cavalcanti (PTB) e Doutor Valdi (PP) perderam seguidores.

Partidos

Dono da maior bancada na Alepe, com 13 deputados, o PSB também é o partido com mais seguidores no Facebook. Os socialistas somam 168,3 mil seguidores e na sequência vêm PSD (4 deputados, 154,8 mil seguidores) e PP (6 deputados e 150,7 mil seguidores). Ainda entre os partidos, DEM e PSOL, que têm apenas um deputado na Alepe cada – Priscila Krause e Edilson Silva, respectivamente – estão na frente de PT e PTB, legendas que têm três parlamentares cada uma. O DEM tem 80,2 mil seguidores e o PSOL, 47,5 mil, enquanto PT reúne apenas 39 mil e PTB, 21,4 mil.

Julho: deputados federais

O deputado federal Silvio Costa (PTdoB) é líder isolado no ranking de crescimento de seguidores no Facebook nos últimos três meses. O parlamentar passou de 24,2 mil a 30,2 mil seguidores, um aumento de 24,4%.

Luciana Santos (PCdoB) é a única mulher no top 10 dos deputados federais de Pernambuco, tanto quando falamos sobre a variação de crescimento como no total de seguidores no Facebook.

Cinco deputados federais estão entre os top 10 nos dois rankings: Silvio Costa (PTdoB), Augusto Coutinho (SD), Betinho Gomes (PSDB), Danilo Cabral (PSB) e Luciana Santos (PCdoB) estão bem posicionados tanto na lista geral de total de seguidores quanto no ranking de variação de crescimento.

Menos seguidores

Jarbas Vasconcelos perdeu seguidores no Facebook, nos últimos três meses. De 7.087 em maio, ele passou para 7.085 em julho. Esse total também coloca Jarbas bem no meio do pelotão dos lanterninhas: outros cinco parlamentares têm menos seguidores que ele – Wolney Queiroz (PDT), Severino Ninho (PSB), Guilherme Coelho (PSDB), Ricardo Teobaldo (PTN) e Zeca Cavalcanti (PTB). Além de Jarbas, mais cinco deputados federais perderam seguidores no Facebook, no último trimestre. Pastor Eurico (PHS), Severino Ninho (PSB), Eduardo da Fonte (PP), Carlos Eduardo Cadoca (PDT) e Marinaldo Rosendo (PSB) registraram crescimento negativo no período, em taxas que variam de -0,02% a -0,22%.

Apesar de liderar no número total de seguidores no Facebook, o deputado Daniel Coelho (PSDB) levou seis meses para sair da casa dos 179 mil curtidores. Agora em julho, o parlamentar tem 180 mil seguidores, crescimento de 0,6% desde maio.