Notícias

Destaques: desempenho no Facebook dos deputados de Pernambuco – nov/2016

Nova versão de estudo da Paradox Zero sobre a atuação dos deputados estaduais no Facebook coloca o prefeito eleito de Olinda, Professor Lupércio (SD), como campeão de crescimento recente em Pernambuco – apesar do número baixo de seguidores. Os dados são analisados desde o início deste ano até 1 de novembro. Lupércio passou de 2,3 mil seguidores para 13,9 mil, um aumento de 486%.

###

Dois deputados pernambucanos caíram no ranking e deixaram o “top 10” dos campeões de seguidores no Facebook. Álvaro Porto (PSD) e Cleiton Collins (PP) agora estão em 12º e 13º lugares, respectivamente. Entre março e novembro, eles cresceram apenas 12%, muito longe dos primeiros colocados do ranking, cujos números subiram entre 60% e 486%. Nem a disputa da prefeitura de Jaboatão dos Guararapes e a consequente campanha online foram capazes de melhorar o desempenho da fanpage do pastor Cleiton Collins.

###

Com apenas três deputados na Assembleia Legislativa, PSOL e PRB alcançam mais seguidores do que legendas consolidadas como PMDB, PT e PTB. Números do estudo da Paradox Zero mostram que o PSOL atinge 40,3 mil pessoas e o PRB chega a 39,8 mil. Por outro lado, o PMDB de Jarbas Vasconcelos fica em 36,5 mil, enquanto o PTB do ex-ministro e atual senador Armando Monteiro só acumula 20,6 mil seguidores. Em Pernambuco, o PT já é conhecido entre especialistas como um desastre em redes sociais e completa a trinca negativa: alcança apenas 36,2 mil pessoas. Detalhe: PMDB, PT e PTB somam sete deputados na Assembleia.

###

O fraco desempenho do PT nas redes sociais, com Teresa Leitão e Odacy Amorim somando, juntos, apenas 36,2 mil seguidores, é um reflexo da conhecida falta de comprometimento (ou interesse) do partido com a internet. O amadorismo visto na campanha de João Paulo, durante a disputa pela Prefeitura do Recife, tem sido uma constante nos levantamentos da Paradox Zero desde o início do ano. A cúpula do partido parece que ainda não entendeu que o eleitor está cada vez mais conectado.

###

O comportamento apático do PT nas redes sociais respingou negativamente na fanpage do deputado estadual Silvio Costa Filho (PRB), que foi candidato a vice na chapa de João Paulo. Nos últimos dois meses, a página do líder da Oposição se resumiu a replicar o conteúdo produzido pela campanha petista. O material, que já tinha pouco alcance no perfil do PT, não vingou – e ainda colaborou para a estagnação do número de seguidores. Em agosto, Silvio Costa Filho somava 21,9 mil seguidores. No final de outubro, apenas 22,1 mil, um crescimento de 200 pessoas em 2 meses.

###

Proeza mesmo quem conseguiu foi o deputado José Humberto Cavalcanti (PTB). Em oito meses, ele ganhou apenas um novo seguidor na fanpage. O parlamentar passou de 3.272 curtidores em março para 3.273 em novembro. Para piorar, Cavalcanti mantém fanpage e perfil pessoal no Facebook, e essa diluição de conteúdo prejudica mais ainda o alcance das postagens.

###

Os doze deputados do PSB, que formam a maior bancada da Assembleia, também colocam o partido em destaque quando o assunto é o Facebook. Levantamento da Paradox Zero revela que, somadas, as fanpages alcançam 198,8 mil pessoas, enquanto as bancadas do PSD (139,6 mil pessoas) e PP (99,9 mil) vêm em seguida. Quem fala com menos gente na rede social são PDT (4,3 mil pessoas) e PTC (1,6 mil).

###

Romário Dias (PSD), Guilherme Uchôa (PDT) e Manoel Botafogo (PDT) são novatos no Facebook e o desempenho das fanpages é ruim. Análise da Paradox Zero revela que eles estão ignorando solenemente a ferramenta e continuam na “zona de rebaixamento” entre os 49 deputados estaduais.

###

O “lanterninha” entre os 49 deputados estaduais pernambucanos é Aglaílson Júnior (PSB), que só conta com 61 seguidores. Levantamento da Paradox Zero mostra que ele possuía uma fanpage em março, com mais de mil seguidores, mas a página foi desativada e os curtidores não foram transferidos para o novo perfil. Seja qual for a estratégia utilizada – e na verdade, aparentemente não há nenhuma – ele não considera as redes sociais importantes o suficiente para mobilizar eleitores e divulgar sua atividade parlamentar.

###

Em termos de informação e transparência, sete dos 49 deputados estaduais de Pernambuco parecem estar desconectados do Facebook, ferramenta que é cada vez mais utilizada para estreitar a relação entre políticos e cidadãos. Levantamento da Paradox Zero mostra que eles pecam na atualização de suas fanpages e deixam os internautas desinformados sobre o que fazem em seus mandatos. O deputado Marcantônio Dourado (PSB), que não compartilha conteúdo novo em sua fanpage há dois anos e meio, desde abril de 2014, é a mais grave demonstração desse comportamento. Além dele, o mesmo acontece com Doutor Valdi (desde junho passado), Aluísio Lessa e Pedro Serafim Neto (desde agosto), Guilherme Uchôa (desde setembro), Manoel Botafogo e Francismar Pontes (ambos desde outubro).

###

O deputado Clodoaldo Magalhães (PSB) tinha, em março, uma fanpage que acumulava 13,4 mil seguidores. Novo levantamento da Paradox Zero, finalizado agora em novembro, mostra que ele possui apenas um perfil pessoal, apesar de isso contrariar as regras oficiais do Facebook. A rede social estabelece que políticos, empresas e figuras públicas devem manter apenas fanpages e não perfis pessoais.

Outros estudos da Paradox Zero

Deputados estaduais de Pernambuco no Facebook – março 2016
Deputados estaduais de Pernambuco no Facebook – maio 2016
Bancada nordestina no Senado no Facebook – maio 2016
Candidatos à Prefeitura do Recife no Facebook – 2016
Candidatos à Prefeitura do Rio de Janeiro no Facebook – 2016
Candidatos à Prefeitura de São Paulo no Facebook – 2016