Notícias

Registros de setembro sobre a campanha à Prefeitura do Recife nas redes sociais

Nesta penúltima atualização do Panorama de Redes Sociais da Paradox Zero antes da eleição, o destaque é o ponto fora da curva no crescimento de Priscila Krause (DEM) no Facebook. O desempenho dela foge aos padrões de variação orgânica (sem impulsionamento) quando comparado à média verificada em outros cenários e até mesmo em outras cidades. Em apenas 30 dias, os números absolutos mostram que ela passou de 60,7 mil para 70,9 mil seguidores — aumento de 10 mil novos seguidores, enquanto os demais concorrentes ganharam entre 500 e 2 mil novos fãs no mesmo período, dentro da média oficialmente aceita.

Veja os gráficos e dados completos em paradoxzero.com/recife2016

No acumulado dos últimos seis meses, quem lidera é candidato do PSOL, Edilson Silva. Em segundo está Priscila, seguida por João Paulo (PT). No Facebook, ficou ruim para Geraldo Julio (PSB) e Daniel Coelho (PSDB), ambos em queda proporcional: Geraldo diminuiu 8,7%, e Daniel caiu 7,4% nos últimos seis meses.

Entre agosto e setembro, o desempenho de Daniel Coelho não melhora. Mesmo sendo líder de seguidores no absoluto, com 173,1 mil, ele continua crescendo abaixo de 1%. No período, o candidato aumentou somente 0,3%, passando de 172,7 mil para 173,1 mil, ou seja, apenas 400 novas pessoas.

Segundo lugar no total de seguidores (122,8 mil), o prefeito Geraldo Julio também cresceu pouco: somente 1,1%, indo de 121,5 mil para 122,8 mil fãs, em 30 dias. O índice é pouco maior do que os  0,3% e 0,2% registrados em julho e agosto, respectivamente. Por ser novato na rede e ter menos seguidores, o campeão de crescimento proporcional, pelo quarto mês consecutivo, é Carlos Augusto (PV). A fanpage dele aumentou 21,6%.

Instagram

Há quatro meses seguidos, Priscila é a campeã de crescimento mensal acumulado no Instagram. Entre abril e setembro, o total de fãs aumentou 179,3%, passando de 3,5 mil para 9,9 mil seguidores. O segundo colocado ainda está bem longe: Daniel, que cresceu 105,8% no período. Em terceiro está Edilson, com 74,8% a mais.

No que se refere ao crescimento nos últimos 30 dias, o destaque é do ex-prefeito João Paulo. Proporcionalmente, o novo perfil, criado especialmente para esta campanha há menos de 2 meses, teve aumento de 469,6% no total de seguidores. O alto índice ocorre justamente pelo atraso no lançamento. O número absoluto ainda é bem pequeno, quase insignificante: apenas 769 pessoas acompanhavam o Instagram de João Paulo, no fechamento desta pesquisa. A título de comparação, o perfil de Carlos Augusto (PV), até então o mais recente criado para a disputa, já soma 8.833 fãs.

Diferentemente de João Paulo, os candidatos Daniel Coelho e Priscila Krause prezam pela regularidade, com perfis no ar desde 2012. O resultado disso também se revela no crescimento médio acumulado entre abril e setembro. Eles registraram 151,9% e 84,8% a mais de seguidores, respectivamente. O prefeito Geraldo Julio tem avanço mais modesto e está em terceiro, com 50,2%.