Notícias

Registros de agosto sobre a campanha à Prefeitura do Recife nas redes sociais

O candidato do PV à Prefeitura do Recife, Carlos Augusto, lidera pelo terceiro mês consecutivo o percentual de crescimento no Facebook. É isso que mostra novo levantamento da Paradox Zero, com dados consolidados em 1 de agosto. O estudo mostra que, entre julho e agosto, Carlos Augusto cresceu 27% no número geral de seguidores. Em segundo lugar, Edilson Silva (PSOL) cresceu 9,5%, seguido por João Paulo (PT) com 3,3%.

Veja os gráficos e dados completos em paradoxzero.com/recife2016

Com a proibição de posts patrocinados em redes sociais, o crescimento das páginas oficiais no Facebook tem sido bem menor, mas ainda acontece pouco a pouco. A exceção é Daniel Coelho (PSDB), que obtém números negativos há dois meses seguidos. Neste estudo, ele foi o único entre os candidatos a registrar uma queda de seguidores (de -0,1%) em comparação com o mês anterior.

Em relação ao crescimento acumulado entre abril e agosto, Edilson Silva é o líder, com 37,7% de aumento. Priscila Krause (DEM) subiu 14,2% e João Paulo (PT), 7,1%. Edilson também fica em primeiro na média mensal de crescimento, no acumulado, com 26,3% de aumento. Geraldo Julio (PSB), Daniel Coelho (PSDB) e João Paulo (PT) apresentam queda nesse índice: -7,8%, -6,1% e -4,7%, respectivamente.

Instagram

O desempenho de Carlos Augusto no Instagram também é bastante positivo. Nos últimos 30 dias, ele registrou o maior crescimento do total de fãs na rede, com índice de 36,6%. Priscila Krause aumentou 26,5%, enquanto Daniel Coelho cresceu 21%.

Os números de Priscila são ainda melhores quando analisado o crescimento acumulado entre abril e agosto. O aumento é de 145%, passando de 3,5 mil para 8,7 mil novos fãs. Daniel Coelho cresceu 93%, e Geraldo Julio ficou em 57,9%.

Quando o índice é a média mensal de crescimento, os nomes de Priscila e Daniel continuam chamando a atenção. Ela registra 24% de aumento nos últimos 30 dias, enquanto Daniel cresceu 18,6%. Edilson Silva ficou em terceiro, com 7,5%. Entre os meses de abril e agosto, a média de crescimento de Priscila subiu 125,4%, enquanto Daniel aumentou 77,1%. Geraldo Julio (PSB) conquistou 44,8% a mais de novos seguidores, na média, no mesmo intervalo.

Metodologia

Após a realização das convenções partidárias, entre o fim de julho e o início de agosto, o nome de Silvio Costa Filho (PRB) foi retirado dos gráficos, uma vez que ele se coligou com João Paulo (PT), assumindo a posição de vice na chapa. Ainda em relação ao candidato petista, um novo perfil no Instagram foi criado no dia 13 de julho, e vem sendo monitorado desde então. Sérgio Magalhães (PMN) desistiu da candidatura. Simone Fontana (PSTU) só tem página pessoal no Facebook, não tendo sido localizados perfis dela no Instagram ou no Twitter.