Notícias

Destaques: desempenho de prefeitos de capitais no Facebook – jun/2017

Geraldo Julio (PSB/PE), prefeito do Recife, tem um desempenho bem mediano no estudo que analisa a performance das páginas dos prefeitos das capitais brasileiras no Facebook. Em variação de crescimento, ele está na última posição do ranking – a fanpage perdeu 0,09% de seguidores no trimestre. A situação melhora um pouco quando se analisa o número de seguidores. Ele ocupa a 8ª posição nacional, com 135.633 curtidores, ainda longe do sétimo colocado, o prefeito Arthur Virgílio Neto (PSDB), de Manaus, que soma 184.207 seguidores.

###

O prefeito de São Paulo, João Dória (PSDB), é o campeão nacional de seguidores no Facebook. Mesmo em meio às ações polêmicas do seu mandato, ou talvez por causa delas, passou de 2,3 milhões para 2,7 milhões de seguidores – um crescimento de 15,9%, de abril a junho. O vice-líder é o prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella (PRB), que apesar de também estar na casa dos 2 milhões de seguidores, registra crescimento bem pequeno: 1,63%. Teresa Surita (PMDB), prefeita de Boa Vista (Roraima) é a terceira colocada, com 1 milhão de seguidores e crescimento de 3,63%.

###

João Dória (PSDB/SP) também é líder quando o assunto é a variação de crescimento. Ele registrou 15,9% de aumento, de abril a junho. Roberto Claudio (PDT), prefeito de Fortaleza, e Nelson Marchezan Jr. (PSDB), de Porto Alegre, empatam na segunda colocação com exatamente 12,1% de crescimento. Em terceiro está o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PCdoB), que variou 7,68% no período.

###

Citações na Operação Lava-Jato parecem não fazer diferença quando o assunto são as fanpages dos prefeitos das capitais. Nenhum dos citados na investigação até o momento sofreu redução no número de seguidores. Quem mais ganhou curtidores foi Luciano Rezende (PPS/ES), prefeito de Vitória, com 6,89% de aumento; seguido por Firmino Filho (PSDB/PI), de Teresina, com 4,12%. Depois vem Clécio Vieira (Rede/AP), prefeito de Macapá, com 3,05%. Íris Rezende (PMDB/GO), de Goiânia;  Arthur Virgílio Neto (PSDB/AM), de Manaus; e ACM Neto (DEM/BA), de Salvador, variaram bem menos, com aumento entre 0,05% e 1,2%.

Prefeitos em destaque, por região

O prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (PDT/CE), dispara na frente com aumento de 12% dos seguidores no Facebook de abril a junho, entre os prefeitos nordestinos. O vice-campeão é Edvaldo Nogueira (PCdoB/SE), de Aracaju, com crescimento de 7,68%; Luciano Cartaxo (PSB/PB), de João Pessoa, é o terceiro, com 5,33%. Na última posição da lista está Geraldo Julio (PSB/PE): o prefeito do Recife registra perda de 0,09% seguidores, no comparativo abril/junho.

###

No Sudeste, João Dória (PSDB/SP) obteve 379.639 novos seguidores no trimestre, um aumento de 15,9%, liderando o ranking da região. O prefeito de São Paulo passou de 2,3 milhões para 2,7 milhões de seguidores no período. O segundo lugar em crescimento é de Luciano Rezende (PPS/ES), seguido por Marcelo Crivella (PRB/RJ) e Alexandre Kalil (PHS/MG), respectivamente.

###

Os 196,2 mil seguidores e o acréscimo de 12% no trimestre colocam o prefeito de Porto Alegre, Nelson Marchezan Jr. (PSDB/RS) na dianteira entre os sulistas. Ele é seguido pelo curitibano Rafael Greca (PMN/PR), que registrou aumento de apenas 2,39%. Gean Loureiro (PMDB/SC), de Florianópolis, ganhou menos ainda: 2,07% novos seguidores.

###

Quem lidera em popularidade no Facebook entre os prefeitos do Centro-Oeste é Marquinhos Trad (PSD/MS), de Campo Grande, com 54.880 seguidores e aumento de 7,53% de abril a junho. Emanuel Pinheiro (PMDB/MT), de Cuiabá, alcança a marca de 38.959 curtidores, com aumento de 5,76%, enquanto Íris Rezende (PMDB/GO), de Goiânia, soma 39.796 seguidores – aumento de 1,26% – no período.

###

Entre os sete prefeitos da região Norte, o campeão de crescimento de abril a junho é Dr. Hildon (PSDB/RO), de Porto Velho, com 5,85%. Já o colega de partido Arthur Virgílio Neto, de Manaus/AM,  embora tenha um bom número de seguidores – 184.310 – é o penúltimo da lista, com variação de apenas 0,05%. O também tucano Zenaldo Coutinho (Belém/PA), que perdeu 0,01% dos seguidores, é o lanterna do ranking.