Notícias

Análise: desempenho de prefeitos das capitais no Facebook – jun/2017

A Paradox Zero publica estudo inédito sobre as fanpages dos prefeitos das capitais brasileiras. Os perfis estão sendo analisados desde abril e este primeiro recorte reúne dados dos últimos três meses, consolidados agora em junho. A agência divulga, desde 2014, infográficos e análises sobre a convergência entre política e tecnologia.

Veja aqui os infográficos e listas completas do estudo FacePrefeitos. E confira também o FaceVereadores, sobre as fanpages dos vereadores do Recife; e o FaceDeputados, a respeito dos perfis dos deputados estaduais e federais de Pernambuco no Facebook.

Ranking nacional

Geraldo Julio (PSB/PE), prefeito do Recife, tem um desempenho bem mediano no estudo. Em variação de crescimento, ele está na última posição do ranking – a fanpage perdeu 0,09% de seguidores no trimestre. A situação melhora um pouco quando se analisa o número de seguidores. Ele ocupa a 8ª posição nacional, com 135.633 curtidores, ainda longe do sétimo colocado, o prefeito Arthur Virgílio Neto (PSDB), de Manaus, que soma 184.207 seguidores.

O prefeito de São Paulo, João Dória (PSDB), é o campeão nacional de seguidores no Facebook, de acordo com novo estudo da Paradox Zero. Mesmo em meio às ações polêmicas do seu mandato, ou talvez por causa delas, passou de 2,3 milhões para 2,7 milhões de seguidores – um crescimento de 15,9%, de abril a junho. O vice-líder é o prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella (PRB), que apesar de também estar na casa dos 2 milhões de seguidores, registra crescimento bem pequeno: 1,63%. Teresa Surita (PMDB), prefeita de Boa Vista (Roraima) é a terceira colocada, com 1 milhão de seguidores e crescimento de 3,63%.

João Dória (PSDB/SP) também é líder quando o assunto é a variação de crescimento. Ele registrou 15,9% de aumento, de abril a junho. Roberto Claudio (PDT/CE), de Fortaleza, e Nelson Marchezan Jr. (PSDB), de Porto Alegre, empatam na segunda colocação com exatamente 12,1%. Em terceiro está o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PCdoB), que variou 7,68% no período.

Operação Lava Jato

Citações na Operação Lava-Jato parecem não fazer diferença quando o assunto são as fanpages dos prefeitos das capitais. Nenhum dos citados na investigação até o momento sofreu redução no número de seguidores. Quem mais ganhou curtidores foi Luciano Rezende (PPS/ES), prefeito de Vitória, com 6,89% de aumento; seguido por Firmino Filho (PSDB/PI), de Teresina, com 4,12%. Depois vem Clécio Vieira (Rede/AP), prefeito de Macapá, com 3,05%. Íris Rezende (PMDB/GO), de Goiânia;  Arthur Virgílio Neto (PSDB/AM), de Manaus; e ACM Neto (DEM/BA), de Salvador, variaram bem menos, com aumento entre 0,05% e 1,2%.

Entre os partidos…

Graças a João Dória, que puxa a fila do PSDB, e Marcelo Crivella, único filiado ao PRB neste grupo, as duas legendas encabeçam o ranking dos partidos, cada uma com 3,4 milhões e 2,1 milhões de seguidores, respectivamente. PMDB (em terceiro, com 1,1 milhão de seguidores), DEM (460,9 mil) e PDT (393,1 mil) são os principais nomes do miolo da lista. O PT, que só administra uma capital brasileira (com Marcos Alexandre, prefeito de Rio Branco, no Acre), está no finalzinho do ranking e só perde para PCdoB e Rede.

Ranking regional

O prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (PDT/CE), dispara na frente com aumento de 12% dos seguidores no Facebook de abril a junho, entre os prefeitos nordestinos. O vice-campeão é Edvaldo Nogueira (PCdoB/SE), de Aracaju, com crescimento de 7,68%; Luciano Cartaxo (PSB/PB), de João Pessoa, é o terceiro, com 5,33%. Na última posição da lista está Geraldo Julio (PSB/PE): o prefeito do Recife registra perda de 0,09% seguidores, no comparativo abril/junho.

No Sudeste, João Dória (PSDB/SP) obteve 379.639 novos seguidores no trimestre, um aumento de 15,9%, liderando o ranking da região. O prefeito de São Paulo passou de 2,3 milhões para 2,7 milhões de seguidores no período. O segundo lugar em crescimento é de Luciano Rezende (PPS/ES), seguido por Marcelo Crivella (PRB/RJ) e Alexandre Kalil (PHS/MG), respectivamente.

Os 196,2 mil seguidores e o acréscimo de 12% no trimestre colocam o prefeito de Porto Alegre, Nelson Marchezan Jr. (PSDB/RS) na dianteira entre os sulistas. Ele é seguido pelo curitibano Rafael Greca (PMN/PR), que registrou aumento de apenas2,39%. Gean Loureiro (PMDB/SC), de Florianópolis, ganhou menos ainda: 2,07% novos seguidores.

Quem lidera em popularidade no Facebook entre os prefeitos do Centro-Oeste é Marquinhos Trad (PSD/MS), de Campo Grande, com 54.880 seguidores e aumento de 7,53% de abril a junho. Emanuel Pinheiro (PMDB/MT), de Cuiabá, alcança a marca de 38.959 curtidores, com aumento de 5,76%, enquanto Íris Rezende (PMDB/GO), de Goiânia, soma 39.796 seguidores – aumento de 1,26% – no período.

Entre os sete prefeitos da região Norte, o campeão de crescimento de abril a junho é Dr. Hildon (PSDB/RO), de Porto Velho, com 5,85%. Já o colega de partido Arthur Virgílio Neto, de Manaus/AM,  embora tenha um bom número de seguidores – 184.310 – é o penúltimo da lista, com variação de apenas 0,05%. O também tucano Zenaldo Coutinho (Belém/PA), que perdeu 0,01% dos seguidores, é o lanterna do ranking.