Notícias

Análise do ranking de vereadores do Recife nas redes sociais: outubro de 2019

Se poucos deputados usam as redes sociais para se comunicar com os eleitores sobre o mandato, entre os vereadores do Recife a situação é ainda mais crítica. Os dados do novo ParlaFacebook, levantamento da Paradox Zero sobre a atuação parlamentar nas redes, mostra a variação entre vereadores durante o ano. Todos os gráficos estão disponíveis gratuitamente online.

O caso mais emblemático é do vereador Eduardo Marques (PSB). Embora seja o Presidente da Câmara, é o único parlamentar entre os 39 vereadores que não possui uma fanpage. Ao usar o perfil pessoal, viola os termos de uso da rede e dificulta o acompanhamento do eleitor. O próprio perfil pessoal, inclusive, é ocupado basicamente por publicações externas e não do parlamentar.

Outro caso emblemático é do ex-prefeito João da Costa (PT), que mesmo com o recall político até agora não chega a 10 mil curtidores no Facebook e no Instagram com 2,5 mil seguidores. Jairo Britto (PT), Eduardo Chera (PSC) e Antônio Luiz Neto (PTB) disputam as últimas colocações no ranking.

Com raríssimas exceções, os vereadores passaram o ano inteiro parados nas redes ou perdendo seguidores no Facebook, a principal arena de debate. Os vereadores que aumentaram foram Ricardo Cruz (PPS) com 10 mil a mais, Renato Antunes (PSC) e Goretti Queiroz (PSC), ambos com apenas 2 mil a mais, Fred Ferreira (PSC) e Ana Lúcia (PRB) com 1 mil a mais.

São números baixíssimos para páginas já pequenas. A líder no ranking, Michele Collins (PP), passou o ano inteiro com os mesmos 257 mil seguidores. Davi Muniz (Patriota) e Aline Mariano (PP), segundo e terceiro lugar, também passaram o ano estacionados em 47 mil e 42 mil, respectivamente. Uma distância enorme da primeira colocação.

Até mesmo os vereadores que se dedicavam mais às redes, como André Régis (PSDB), Jayme Asfora (PMDB) e Ivan Moraes Filho (PSOL), mantiveram os mesmos curtidores e, apesar do conteúdo político de qualidade, na prática apresentam um baixíssimo engajamento.

No Instagram, Michele Collins (PP) também lidera o ranking, porém, com apenas 50 mil seguidores. André Régis (PSDB) é o segundo, com 22 mil; Fred Ferreira (PSC) com 15 mil e a partir daí todos os demais vereadores seguem com menos de 12 mil seguidores.