Notícias

Análise do ParlaFacebook de setembro de 2019: deputados estaduais e federais de Pernambuco

Setembro 2019

DEPUTADOS ESTADUAIS –

Acaba de sair o novo ParlaFacebook, o monitoramento da Paradox Zero que acompanha há anos a variação de crescimento dos parlamentares nas redes sociais. Comparado ao estudo anterior (abril/2019), uma grande surpresa é que a deputada estadual Gleide Ângelo (PSB), campeã absoluta de votos na última eleição (412 mil), resolveu abrir sua página oficial no Facebook depois de nove meses na contramão das redes e contrária às próprias regras de uso.

Com apenas 4300 curtidores, a fanpage criada em setembro segue sem atualização e abandonada, mas mesmo assim fica acima de outros deputados que até hoje parecem desconhecer por completo a existência do eleitorado pelo Facebook, como é o caso de Eriberto Medeiros (PP), Fabrizio Ferraz (PHS), Romário Dias (PSD), Antônio Fernando (PSC), Antônio Coelho (DEM), Clóvis Paiva (PP), Francismar Pontes (PSB) e João Paulo Costa (Avante).

Já no Instagram, Gleide Ângelo é a líder disparada no ranking, com 245 mil seguidores. O segundo lugar, Romero Albuquerque (PP), tem 56 mil seguidores.

O caso de João Paulo Costa é curioso, pois há nove meses segue estacionado em 1200 curtidores, desde a criação da fanpage no início do mandato. No Instagram, permanece em 12 mil. Esperava-se que deputados em início de mandato observassem melhor os eleitores pela internet, mas aparentemente não tem funcionado assim. Romero Sales Filho (PTB), também jovem deputado em primeiro mandato, mantém a página com menos de 7 mil curtidores desde antes de ser eleito e no Instagram fica com 4 mil. A jovem Fabiola Cabral (PP) não chega a 5 mil curtidores no Face e 10 mil no Instagram. Guilherme Uchôa Jr (PSC), Claudiano Martins (PP) e outros jovens deputados também ficam no pé do ranking.

A exemplo do ParlaFacebook de abril, a deputada Clarissa Tércio (PSC) continua sendo a única parlamentar com crescimento consistente e regular no Facebook e no Instagram. No topo do ranking, permanecem os mesmos, porém sem crescimento digno de registro.

O caso do ex-prefeito João Paulo (PCdoB) é incrível: por não conseguir trocar o nome do usuário, abriu mão de uma fanpage com quase 40 mil curtidores e abriu uma nova, na pior época possível para fazer isso, e hoje não chega a 4 mil pessoas. No instagram, está com 7 mil seguidores, também no pé do ranking. Com exceção dos deputados no topo do ranking, em comum entre a maioria é que é o baixo engajamento e muitas perguntas dos eleitores sem respostas. Os infográficos completos do ParlaFacebook são gratuitos e estão disponíveis no site oficial.

DEPUTADOS FEDERAIS –

A hegemonia de Túlio Gadêlha (PDT) no Instagram impressiona nacionalmente, pois com quase 1 milhão de seguidores o jovem deputado entra no ranking dos mais populares do Brasil. O segundo lugar, João Campos (PSB) tem ‘apenas’ 133 mil, ou seja, uma distância enorme. O terceiro lugar, Felipe Carreras (PSB), tem metade de João Campos. Em contrapartida, no Facebook, Carreras tem quase o dobro de João Campos.

Embora não esteja tão bem no Facebook, Túlio cresceu 89% nos últimos meses e saltou de 27 mil para 51 mil curtidores.

Marília Arraes (PT), em segundo lugar no Facebook com 115 mil, não consegue crescer desde o início do mandato em Brasília e está muito próxima de perder o posto para Felipe Carreras (PSB), mesmo tendo perdido mil curtidores nos últimos meses. Enquanto Silvio Costa Filho (PRB), quarto lugar, mantém o mesmo número de curtidores desde o ano passado, mas ainda a frente de João Campos (PSB) com seus 69 mil.

Eduardo da Fonte (PP), há anos estagnado no Facebook, apresenta um crescimento significativo também. Saltou de 26 mil em abril para 56 mil agora em setembro, à frente de Túlio e encostando em Augusto Coutinho (SD), que cresceu apenas 1% e patina no Instagram com menos de 10 mil seguidores.

Nomes muito fortes e conhecidos, como André de Paula (PSD), Renildo Calheiros (PCdoB), Fernando Monteiro (PP), Luciano Bivar (PSL), Gonzaga Patriota (PSB), Wolney Queiroz (PDT), Tadeu Alencar (PSB), Fernando Filho (DEM), Carlos Veras (PT) e André Ferreira (PSC), seguem totalmente estagnados no Facebook e sem engajamento. Para ter acesso aos infográficos completos, visite www.paradoxzero.com/parlafacebook