Notícias

Ritmo de pré-campanhas em São Paulo e no Rio também se intensifica

A pré-campanha à Prefeitura de São Paulo está a todo vapor nas redes sociais. O novo panorama da Paradox Zero, com base no acompanhamento de 15 fanpages no Facebook, mostra que o maior crescimento acumulado foi do prefeito Fernando Haddad (PT). Entre maio e julho, passou de 133,4 mil para 198,9 mil seguidores, um aumento de 49,1%.

Em segundo lugar vem a deputada federal Luiza Erundina (PSOL), que tinha 139,6 mil em maio e agora já conta com 202,9 mil – crescimento de 45,3%. No mesmo período, a terceira posição ficou com a senadora Marta Suplicy (PMDB), que registrou aumento de 27,9%. Ela tinha 105 mil seguidores e agora soma 134,3 mil.

Erundina e Marta também apresentam resultado positivo quando o assunto é a adesão de novos fãs nos últimos 30 dias. Entre junho e julho, a deputada federal do PSOL e a senadora do PMDB registraram o maior crescimento entre 13 pré-candidatos: 15,7% e 13,3%, respectivamente.

No total absoluto de seguidores, o primeiro lugar entre os pré-candidatos de São Paulo fica com Celso Russomano (PRB) e seus 670,2 mil fãs. Major Olímpio (SD) vem em segundo (292 mil seguidores) e João Dória (PSDB) é o terceiro (224,9 mil). Veja os gráficos completos em paradoxzero.com/saopaulo2016

Rio de Janeiro
O panorama da Paradox Zero também segue a pré-campanha no Rio de Janeiro, onde 14 fanpages estão sendo monitoradas. Até o momento, o senador Romário (PSB) lidera com folga o favoritismo no Facebook, com 2,4 milhões de seguidores. A título de comparação, são 100 mil pessoas a mais que a fanpage do ex-presidente Lula, com seus 2,3 milhões.

O segundo lugar no ranking é Marcelo Crivella (PRB), com 1,7 milhão de fãs. Em terceiro, mas bem longe, está a deputada federal Jandira Feghali (PCdoB); ela soma 606,2 mil seguidores.

A polêmica envolvendo queixas de agressão contra a ex-mulher parece não ter repercutido negativamente nas redes sociais de Pedro Paulo (PMDB). Nos últimos 30 dias, o pré-candidato teve o maior crescimento relativo no total de seguidores no Facebook. O escolhido do prefeito Eduardo Paes passou de 45,8 mil seguidores em junho para 55,1 mil em julho, um aumento de 20,3%. Em segundo lugar vem Flávio Bolsonaro (PSC), que cresceu 13,5% no mesmo período.

Porém, quando observamos o crescimento acumulado entre os meses de maio e julho, a fanpage do advogado Rodrigo Mezzomo (Novo) é a que mais chama atenção. Nesse período, foi ele quem registrou o maior aumento no total de fãs: 71,6%, passando de 25,3 mil para 43,4 mil seguidores. Veja os gráficos completos em paradoxzero.com/rio2016

Metodologia
Desde 2015, a equipe da Paradox Zero armazena informações sobre o desempenho dos pré-candidatos às prefeituras de São Paulo e do Rio de Janeiro no Facebook. Depois de arquivados em bancos de dados e analisados, esses números são transformados em infográficos, divulgados mensalmente desde junho de 2016. Os levantamentos são feitos com base em dados públicos e verificáveis.