Notícias

Daniel, Geraldo e João Paulo enfrentam dificuldade para crescer no Facebook

A quarta rodada do panorama de redes sociais da Paradox Zero mostra que, no Facebook, os três principais pré-candidatos à Prefeitura do Recife estão tendo dificuldades em conquistar novos seguidores. Daniel Coelho (PSDB), Geraldo Julio (PSB) e João Paulo (PT) apresentam média negativa de crescimento pelo terceiro mês consecutivo. Entre junho e julho, os índices foram de -1,8%, -1,9% e -0,5%, respectivamente. O índice considera o tempo de vida da fanpage, desde a criação até os dias de hoje.

Veja os gráficos completos em paradoxzero.com/recife2016

O desempenho ruim também é percebido no total de seguidores para todos os pré-candidatos. Nesse critério, entre as sete fanpages acompanhadas pelo levantamento, quatro não cresceram quase nada: Geraldo Julio (PSB), Priscila Krause (DEM), João Paulo (PT) e Edilson Silva (PSOL) variaram entre 0,3% e 2,6%, enquanto Daniel Coelho (PSDB) e Silvio Costa Filho (PRB) ficaram estagnados.

Esse impacto negativo ocorre quarenta dias depois que o TRE-PE proibiu a publicidade em mídias sociais, decisão que abalou as estratégias para a pré-campanha. As redes sociais estavam sendo consideradas o grande palco para o período, uma vez que a legislação eleitoral deste ano só permite a campanha propriamente dita a partir do meio de agosto.

Silvio, Edilson e Carlos Augusto ainda se destacam
Quem está se dando bem no Facebook, até o momento, é o pré-candidato do PV, Carlos Augusto. Recém-chegado ao Facebook, é dele a maior adesão na rede, nos últimos 30 dias – um registro de 22,6% de novos fãs, quando comparado ao mês anterior. Por outro lado, no crescimento acumulado entre os meses de abril e julho, os campeões de novos seguidores são Silvio Costa Filho (PRB), com 26,9%, e Edilson Silva (PSOL), com 25,7% a mais.

Instagram
O cenário no Instagram não traz muitas novidades entre os pré-candidatos à Prefeitura do Recife. Geraldo Julio (PSB) continua liderando em total de seguidores, com 23,5 mil. O segundo lugar permanece com Silvio Costa Filho (PRB), com 9.122 seguidores. Daniel Coelho (PSDB) segue na terceira posição, com 8.758 pessoas.

Apesar de não haver mudança no ranking, o levantamento registra crescimento razoável no total de seguidores. Daniel, junto com Priscila Krause (DEM), nunca tinha dado muita atenção a seu perfil no Instagram. Com o investimento feito na pré-campanha, os resultados já começam a aparecer: o tucano e a democrata registraram aumento de 12,7% e 27,3%, respectivamente, na média de crescimento do total de fãs, quando comparados os dados de junho e julho.

No pelotão dos retardatários, o perfil de João Paulo (PT) continua praticamente inexistente, com atualização parada desde 2014. Já o deputado Edilson Silva (PSOL) faz postagens regulares, mas o número de seguidores não chega nem a 2 mil. Para completar, Sérgio Magalhães (PMN) nem tem página pública na rede social: o perfil dele é pessoal, com acesso restrito a amigos.