Notícias

Veja destaques entre atuação de senadores nordestinos no Facebook

A pouca representatividade das mulheres na política que se viu na nomeação do ministério de Michel Temer encontra eco no recorte traçado pela mais recente pesquisa lançada pela Paradox Zero, depois de analisar as fanpages dos 27 senadores nordestinos. Apenas três mulheres fazem parte dessa bancada: Lídice da Mata (PSB-BA), Fátima Bezerra (PT-RN) e Regina Sousa (PT-PI) e, juntas, elas somam 153,3 mil seguidores. Os demais 24 senadores têm, somados, 1,2 milhão de seguidores . O levantamento completo está disponível em paradoxzero.com/parlasenado

***

Dois pernambucanos estão entre os cinco senadores do Nordeste que mais têm seguidores no Facebook, segundo pesquisa realizada este mês pela Paradox Zero. O levantamento aponta que Fernando Bezerra Coelho (PSB-PE) é o segundo colocado no ranking geral de seguidores, com 103, mil fãs. Ele está atrás apenas de Cássio Cunha Lima (PSDB-PB), que tem inacreditáveis 288,2 mil seguidores. Humberto Costa (PT-PE) é o quarto colocado nesse ranking, com 96,6 mil fãs.

***

O paraibano Cássio Cunha Lima (PSDB) é campeão, entre os senadores nordestinos, quando o assunto é número de seguidores no Facebook. O dado está na mais nova pesquisa feita pela Paradox Zero, que analisa a atuação dos 27 parlamentares na rede social. Cássio tem, sozinho, 288,2 mil fãs, o que corresponde a 79,8% do total de seguidores angariados pelo PSDB na Região. O único outro tucano eleito no Nordeste, Tasso Jereissati (PSBD-CE), tem apenas 72,5 mil seguidores.

***

Apesar de só ter dois senadores eleitos nos nove Estados do Nordeste – Cássio Cunha Lima (PB) e Tasso Jereissati (CE), o PSDB é o partido que tem mais seguidores, quando consideradas as fanpages desse grupo de parlamentares. Os 27 perfis foram analisados pela Paradox Zero e deram origem à pesquisa mais recente, divulgada este mês. Os tucanos somam 360,7 mil seguidores, 100 mil a mais que o PSB, partido que tem 4 senadores e ficou em segundo lugar. Os cinco senadores do PT dão à legenda o terceiro lugar no ranking, com 203,3 mil seguidores.

***

Parece que o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), não dá muita bola para o Facebook. Apesar de o perfil dele ter 93,7 mil fãs, quase o dobro de seguidores que a fanpage do PMDB Nacional, e de continuar atraindo novos curtidores, a atualização da página não é nada regular, como mostra pesquisa da Paradox Zero. Não fosse pela votação que admitiu o processo de impeachment contra a presidente Dilma Rousseff, realizada na quinta-feira (12), o post mais recente seria de setembro do ano passado… Mas o senador escolheu essa rede social para comunicar que não opinaria sobre os nomes escolhidos para compor o ministério de Michel Temer.

***

Os senadores nordestinos que mais conseguem atrair seguidores no Facebook são os paraibanos. Cássio Cunha Lima (PSDB), José Maranhão e Raimundo Lira, ambos do PMDB, somam, os três 330,4 mil fãs — Cássio, sozinho, tem 288,2 mil curtidores. Esse ranking faz parte da mais nova pesquisa divulgada pela Paradox Zero, que analisa o desempenho dos senadores da Região na rede social.

***

Quando o assunto é atrair seguidores para o Facebook, os senadores pernambucanos estão em terceiro lugar, entre os nove Estados do Nordeste. Os dados colhidos no início de maio para a nova pesquisa da Paradox Zero mostram que Fernando Bezerra Coelho (PSB-PE), Humberto Costa (PT-PE) e Douglas Cintra (PTB-PE) somam 203 mil seguidores. Eles estão atrás dos 230,7 mil fãs conseguidos pelos senadores alagoanos e dos 330,4 mil curtidores das fanpages dos senadores da Paraíba.

***

Um ex-presidente que renunciou e um senador investigado por corrupção colocam Alagoas no segundo lugar do ranking de senadores nordestinos com maior número de seguidores no Facebook. Fernando Collor (PTB-AL) e Renan Calheiros (PMDB-AL) têm, respectivamente, 96,2 mil e 93,7 mil fãs na rede social. Junto com Benedito de Lira (PP-AL), o terceiro senador eleito pelo Estado, eles atingem 230,7 mil pessoas – ficam atrás apenas dos senadores da Paraíba, que têm 330,4 mil seguidores. Os números fazem parte da mais recente pesquisa feita pela Paradox Zero, que analisou os perfis dos senadores nordestinos no Facebook.

***

A Bahia tem uma população de 15,2 milhões de pessoas e seus três senadores – Walter Pinheiro (sem partido), Lídice da Mata (PSB-BA) e Otto Alencar (PSD-BA) – se elegeram com 10,3 milhões de votos, sendo os campeões nordestinos em total de eleitores. Esses números vultosos não existem quando o assunto são as fanpages desses três parlamentares, conforme detalha pesquisa da Paradox Zero finalizada em maio. No Facebook, eles somam apenas 85 mil seguidores, o que dá ao Estado uma mera sétima posição no ranking. O perfil de Otto Alencar, inclusive, deixou de existir, colaborando ainda mais para esses números tão modestos.