Notícias

Atuação dos deputados pernambucanos no Facebook: veja os destaques

Os pernambucanos que ganharam espaço no Governo Federal não são populares apenas com Michel Temer. Bruno Araújo (PSDB), Raul Jungmann (PPS) e Mendonça Filho (DEM), novos ministros das Cidades, Defesa e Educação e Cultura, respectivamente, também fazem sucesso nas redes sociais. Levantamento da Paradox Zero realizado este mês mostra que eles estão entre os seis deputados federais de Pernambuco com maior número de seguidores no Facebook. Bruno é o vice-campeão, com 155,3 mil fãs, seguido por Jungmann, em terceiro (88,4 mil curtidores), e Mendonça, em sexto (72,1 mil seguidores). Quem destoa desses números é Fernando Filho (PSB), novo ministro das Minas e Energia. Com 19,9 mil seguidores, ele ocupa a 11ª posição nesse ranking. Veja a pesquisa completa em paradoxzero.com/parlafacebook

***

A grande exposição do deputado federal Mendonça Filho (DEM) na mídia nacional, por conta da votação do impeachment da presidenta Dilma Rousseff e a sua nomeação para Ministro da Educação e Cultura, contribuiu bastante para um aumento considerável de fãs no Facebook. Pesquisa divulgada pela Paradox Zero mostra o pernambucano com 33,2% a mais de seguidores entre os meses de abril e maio, totalizando 72 mil pessoas. O campeão ainda é Daniel Coelho (PSDB) com 173 mil seguidores, mas com crescimento pífio de apenas 1,2% no último mês.

***

Única mulher na bancada pernambucana, a deputada federal Luciana Santos (PCdoB) apresentou um desempenho surpreendente no Facebook entre os meses de abril e maio. Na auditoria divulgada pela Paradox Zero, a parlamentar teve um aumento de quase 54%. Passou de 50 mil para mais de 76 mil seguidores em um mês.

***

Casal importante da política pernambucana, a deputada federal Luciana Santos (PCdoB) apresenta no Facebook um desempenho bem superior ao do marido, o deputado estadual Waldemar Borges (PSB). Pesquisa da Paradox Zero sobre a movimentação dos deputados na rede social identificou que enquanto ela conta com mais de 76 mil seguidores, seu companheiro tem menos de 10 mil. 

***

Ultimamente, as redes sociais não estão sorrindo muito para o deputado federal Daniel Coelho (PSDB). O número de seguidores do parlamentar no Facebook aumentou apenas 1,2% entre os meses de março e abril, como revela levantamento feito em maio pela Paradox Zero. A mesma pesquisa mostra que a deputada estadual Socorro Pimentel (PSL) cresceu 53% no mesmo período, seguida por Silvio Costa Filho (PRB), que cresceu 38%.

***

O deputado Silvio Costa (PTdoB), ex-vice-líder do governo Dilma na Câmara Federal, continua ignorando as redes sociais. Nem os holofotes positivos e negativos recebidos durante os debates do impeachment ou os 103,4 mil votos que o levaram a Brasília foram suficientes para convencer o parlamentar a dar mais atenção a quem o segue no Facebook, onde ele tem uma página pessoal. A informação é fruto de pesquisa feita este mês pela Paradox Zero, que acompanha o desempenho de parlamentares na rede social. Vale lembrar: as regras oficiais do Facebook determinam que políticos, empresas e figuras públicas mantenham apenas fanpages e não perfis pessoais.