Notícias

Cássio Cunha Lima é campeão de seguidores entre senadores do Nordeste

A atuação dos 27 senadores dos nove Estados nordestinos no Facebook é o tema da mais recente pesquisa realizada pela Paradox Zero. Com dados compilados entre 1º de abril e 3 de maio, o estudo aponta que o senador Cássio Cunha Lima (PSDB-PB) é o campeão no número absoluto de seguidores, com 288,2 mil fãs. A distância dele para o segundo colocado é enorme: Fernando Bezerra Coelho (PSB-PE) tem 103,3 mil curtidores, seguido por José Agripino (DEM-RN) e Humberto Costa (PT-PE), com 96,6 mil seguidores, e Fernando Collor (PTB-AL), com 96,2 mil fãs.

Quando considerada a média mensal de crescimento no número de seguidores, o primeiro lugar fica com Renan Calheiros (PMDB-AL), com 5,8 mil novos seguidores/mês. Na sequência vêm Cássio Cunha Lima (PSDB-PB), com 5,4 mil novos seguidores/mês; Tasso Jereissati (PSDB-CE), com 4,8 mil novos seguidores/mês; Fernando Bezerra Coelho (PSB-PE), com 3,9 mil novos seguidores mês; e Fernando Collor (PTB-AL), com 2,9 mil novos seguidores/mês.

Na parte de baixo da tabela, entre os senadores que têm menor número de fãs, o primeiro da lista é Ricardo Franco (DEM-SE), com apenas 646 seguidores. Depois dele vêm Edison Lobão (PMDB-MA), com 1,4 mil seguidores; Regina Sousa (PT-PI), com 1,8 mil seguidores; João Alberto Souza (PMDB-MA), com 2,1 mil seguidores; e Douglas Cintra (PTB-PE), com 3 mil seguidores.

Na análise da média mensal de crescimento de seguidores, os piores desempenhos são de Edison Lobão (PMDB-MA), com 122 novos seguidores/mês; Ricardo Franco (DEM-SE), com 129 novos seguidores/mês; Regina Sousa (PT-PI), com 140 novos seguidores/mês; Douglas Cintra (PTB-PE), com 153 novos seguidores/mês; e Ciro Nogueira (PP-PI), com 368 novos seguidores/mês.

Metodologia
Este recorte apresenta um panorama da participação parlamentar no Facebook com base em quatro variáveis: o número total de seguidores por parlamentar; a média mensal de crescimento por parlamentar; o número total de seguidores por partido; e o número de votos obtidos pelos parlamentares nas eleições de 2010 e 2014 . Para calcular a média de crescimento por parlamentar, é considerada a data de início de postagens no Facebook, de acordo com os registros oficiais da própria rede social.

Havendo diferença entre o dado registrado pelo Facebook e a informação obtida junto à assessoria de comunicação do parlamentar, foi considerado o dado verificável pelo próprio Facebook. Deste modo, o total de seguidores equivale ao número que constava na página oficial de cada parlamentar no dia 2 de maio de 2016. Somente três assessorias responderam à pesquisa.

Veja a pesquisa completa em paradoxzero.com/parlasenado