Notícias

Páginas pessoais ainda são realidade para alguns deputados

As regras oficiais do Facebook determinam que políticos, empresas e figuras públicas mantenham apenas fanpages e não perfis pessoais. Apesar de serem minoria, isso não é uma realidade para todos os parlamentares analisados pela pesquisa “Panorama da atuação dos parlamentares de Pernambuco no Facebook”, cuja segunda edição foi atualizada em maio de 2016, pela Paradox Zero.

Os deputados estaduais Guilherme Uchôa e Manoel Botafogo, ambos do PDT, só mantêm páginas pessoais no Facebook, mesmo caso observado pelo deputado federal Silvio Costa (PT do B).

Evolução – No período de fechamento da primeira edição da pesquisa (concluído em 1º de março), a fanpage do deputado estadual Dr. Valdi (PP) foi refeita e o novo endereço passou a ser monitorado desde então. Mesmo assim, a página pessoal dele continua sendo atualizada. Antes do fechamento da nova edição do estudo, foi a vez do deputado estadual Romário Dias criar sua fanpage oficial, mas ele também faz postagens em uma página pessoal.

Também durante o fechamento da primeira pesquisa, a fanpage do deputado Wolney Queiroz (PDT) foi refeita e o novo perfil passou a ser acompanhado pela equipe da Paradox Zero. Ainda assim, a página pessoal dele continuava recebendo posts. Já o deputado Eduardo da Fonte (PP), que foi o campeão de votos entre os eleitos em Pernambuco em 2014 (283.567) possuía uma fanpage, que estava sendo acompanhada desde a primeira edição desta pesquisa. O endereço, no entanto, encontra-se atualmente indisponível. Existe uma página pessoal do parlamentar no Facebook, que não está sendo atualizada regularmente.

Veja os dados completos da pesquisa em paradoxzero.com/parlafacebook