Notícias

Entre senadores nordestinos, números de seguidores e de eleitores não estão próximos

Um dos recortes da nova pesquisa realizada pela Paradox Zero, que analisa a atuação dos 27 senadores dos nove Estados nordestinos no Facebook, é a comparação entre total de seguidores e votos recebidos nas eleições de 2010 e 2014. Considerando a bancada de cada Estado da Região, os senadores que mais conseguem atrair seguidores são os paraibanos, com seus 330, 4 mil fãs. Depois vêm Alagoas (230,7 mil seguidores), Pernambuco (203 mil), Rio Grande do Norte (184,2 mil) e Ceará (150,8 mil).

O chamariz que coloca a Paraíba na dianteira desse ranking é o senador Cássio Cunha Lima (PSDB-PB), com seus 288,2 mil seguidores. No entanto, quando consideramos o número de votos, Cunha Lima é apenas o 13º dessa lista (1 milhão).

Dois senadores pernambucanos equilibram um pouco mais a distância entre seguidores e eleitores. Fernando Bezerra Coelho (PSB-PE) é o segundo colocado no ranking geral de seguidores, com 103, mil fãs, e o sexto senador mais votado (2,6 milhões de votos). Humberto Costa (PT-PE) é o quarto tanto no número de seguidores (96,6 mil fãs) como no número de votos (3 milhões).

Os três senadores baianos – Walter Pinheiro (sem partido), Lídice da Mata (PSB-BA) e Otto Alencar (PSD-BA) – são campeões no ranking absoluto de votos, todos na casa dos 3 milhões. Apesar disso, o desempenho deles no Facebook é apenas modesto. Quem está na melhor situação, entre os três, é Lídice da Mata, com 71,7 mil seguidores. Walter Pinheiro tem apenas 13,6 mil, enquanto a fanpage de Otto Alencar está indisponível.

Veja a pesquisa completa em paradoxzero.com/parlasenado