Notícias

A divina comédia… política!

Eduarda França *
Colaboração para a Paradox Zero

Não é só na alegria que temos humor. Ou melhor: não é só na alegria que fazemos humor. A não ser que ainda existam pessoas que enxerguem o riso sob o víeis de alguns pensadores medievais (que o julgavam como demoníaco sob o pretexto de que Jesus nunca havia rido como forma de renúncia aos prazeres mundanos), é natural deduzir que todo mundo gosta de rir – muito embora nem todos achem graça nas mesmas coisas.

Recentemente, há uma sensação de que o brasileiro tem se tornado mais politizado, ao contrário do que se pensava da “juventude desinteressada” de outrora. Seja pela onda de protestos que explodiu de repente no último ano, pelo fato de ser ano eleitoral ou até pela relação que muitos fazem entre a Copa do Mundo de 2014 e a gestão da nossa atual presidenta, Dilma Rousseff, ou mesmo a soma de todos esses fatores.

E, quando o humor e a política se misturam, muitas vezes geram bons resultados – talvez não eleitorais, mas sempre cômicos. Para aqueles que compartilham dessa opinião, segue uma lista com uma variedade de vídeos, sites e páginas no Facebook, em ordem aleatória, que fizeram um bom trabalho em tornar engraçados assuntos tratados com tanta seriedade.

  1. “Dilma Rousseff canta”

Dilma Rousseff canta

Famoso no Youtube por seus remixes, sempre com teor cômico, o humorista e músico Gui Toledo mistura vários vídeos de Dilma de forma a resultar na letra das músicas, adicionando ao fundo o instrumental. Destaque para o vídeo em que a presidenta canta “Lepo Lepo”, ou “Ela É Top”, em parceria com seu antecessor, Lula.

  1. Dilma (Gustavo Mendes)

Dilma - Gustavo Mendes

Sem economizar palavrões, o humorista Gustavo Mendes dá um show de interpretação ao imitar o sotaque e os cacoetes de Dilma Rousseff em seus vídeos no Parafernalha, com destaque para o “Copa do Mundo”. Não recomendado a menores por conta das expressões usadas no texto.

  1. Serra, O Comedor

Serra o comedor

Voltamos um pouco no tempo, para as eleições presidenciáveis de 2010. Na época em que as campanhas políticas começaram a ferver no espaço virtual, cresceu também a infinita “zoeira” dos internautas brasileiros para com seus políticos. Uma das maiores “vítimas” foi o então presidenciável José Serra, que resultou no famoso vídeo com os descuidos no seu texto.

  1. SouSerrinha

SouSerrinha

Já que estamos falando de José Serra, ele também não se safou dos internautas em sua campanha para prefeito de São Paulo em 2012. Uma das suas propostas na campanha virtual era alcançar eleitores mais jovens através de postagem em quadrinhos no Facebook do político, propondo que eles acrescentassem fala às imagens do personagem Serrinha. A proposta funcionou ao avesso, e um dos resultados foi o Tumblr SouSerrinha, que não apenas adicionava textos irônicos, mas também outras montagens com o político.

  1. Dilma Bolada

Dilma Bolada

Dono de um dos personagens com mais fama e êxito na internet, o autor da “Dilma Bolada” usa a página como se fosse o Facebook pessoal da presidenta. O tom humorístico se dá devido aos textos típicos de jovens, com músicas e postagens de auto-exaltação. Quando a criação de eventos falsos no Facebook virou moda, a personagem não ficou de fora ao convidar todos para a Grande Pool Party da Dilma, no palácio da Alvorada. O sucesso da página foi tanto que os dois outros grandes presidenciáveis também ganharam suas versões, com o Aécio Bolado e Eduardo Descolado – perfis que, por alguma razão, já não estão muito ativos.

  1. Ruth Sheherazade

Ruth Sheherazade

Não são somente os políticos que ganham sátiras. A jornalista Rachel Sheherazade tornou-se famosa ao ancorar o SBT Brasil, mas o que fez sua imagem repercutir mesmo na internet foi a polêmica que se fez acerca de suas opiniões. Rachel colecionou a simpatia e a antipatia de muitos ao apoiar a “justiça com as próprias mãos” ou defender o pastor Marcos Feliciano. Baseando-se nas personagens Ruth e Raquel da novela Mulheres de Areia, surgiu Ruth Sheherazade, uma “gêmea do bem” de Rachel, que expressa opiniões contrárias ao reacionarismo de Rachel.

  1. Coxinheitor

Coxinheitor

O Coxinheitor é um site que gera opiniões “coxinha”. Você define o número de parágrafos e quantas frases eles devem conter e, em menos de um segundo, o Coxinheitor lhe entrega um texto de qualquer tamanho com opiniões que satirizam certos discursos reacionários, usando os argumentos mais esdrúxulos e sempre colocando a culpa na esquerda, como por exemplo: “O Bolsa Família é um complô do comunismo para ameaçar a democracia”.

  1. Hillary Clinton & Barack Obama (MADTV)

MadTV

Nas eleições presidenciais dos Estados Unidos, em 2008, Hillary Clinton havia ultrapassado Obama nas intenções de voto. Obama venceu, porém, no meio disso, o extinto programa humorístico MADTV não deixou de satirizar a rivalidade entre os presidenciáveis, fazendo uma paródia da música “Umbrella”, da cantora Rihanna, com o ex-presidente Bill Clinton tentando seduzir Obama.

________
* As opiniões expressas em artigos assinados não refletem, necessariamente, a posição institucional da Paradox Zero