Notícias

Manual de Verificação para Jornalistas é lançado no Brasil

PRESS RELEASE
01 de julho de 2014

Caro jornalista,

Verification HandbookConvidamos você a conhecer o Manual de Verificação (Verification Handbook), produzido pelo Centro Europeu de Jornalismo (EJC) e lançado oficialmente no Brasil nesta terça-feira, dia 1 de julho de 2014.

A edição em português do manual chega ao Brasil por meio de uma parceria entre o Centro Europeu de Jornalismo (EJC) e a agência Paradox Zero. É a primeira versão oficial em outro idioma. Ela é gratuita e está disponível para download em vários formatos e também pode ser lida online.

Em situações críticas, as redes sociais ficam sobrecarregadas de boatos e relatos em primeira pessoa. Algumas dessas informações são verdadeiras, mas uma grande parte é falsa, especialmente quando ocorrem manifestações violentas, conflitos ou até mesmo desastres naturais.

Quando uma crise começa, fontes confiáveis de informação, como a imprensa, devem vasculhar e verificar o grande volume de atualizações na internet para informar corretamente e com base nos fatos.

A grande questão é: como podemos colocar tudo isso em prática?

Escrito por jornalistas de instituições como BBC, Digital First Media, ABC e Storyful, além de outros especialistas em comunicação e tecnologia, o Manual de Verificação oferece orientações claras e didáticas sobre como lidar com o conteúdo gerado pelos usuários nas redes sociais.

O livro é uma ferramenta poderosa para validar, certificar e utilizar relatos, fotos e vídeos compartilhados pelas pessoas.

Faça o download:

PDF – http://goo.gl/0XSC13
EPUB – http://goo.gl/BnTNNA
Kindle – http://goo.gl/5bAKzh
Web – http://verificationhandbook.com/book_br

Leia também o release original em inglês sobre o lançamento no Brasil.

SOBRE O MANUAL DE VERIFICAÇÃO
O livro é uma iniciativa do Centro Europeu de Jornalismo (EJC – European Journalism Centre), com sede na Holanda. Foi financiado pelo Ministério Holandês de Educação, Cultura e Ciência, e pela Iniciativa de Mídia Africana (AMI – African Media Initiative). O projeto é apoiado por vários parceiros internacionais, incluindo a Agência da ONU para Refugiados (ACNUR), a Aliança de Civilizações das Nações Unidas (UNAOC) e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). O manual foi lançado em fevereiro de 2014 e desde então vem sendo traduzido para mais de 20 idiomas.

SOBRE A PARADOX ZERO
A Paradox Zero é uma agência especializada em estratégias digitais e comunicação. Com sede em Brasília, também está embarcada no Porto Digital (Recife), um dos principais centros de desenvolvimento tecnológico e de economia criativa do Brasil.

CONTATOS PARA A IMPRENSA
No Brasil – Paradox Zero:
Rafaela Morais
+55 (61) 4042-3280 // (81) 3019-3811 // (81) 9753-4200

Paulo Rebêlo
+55 (11) 3280-4139 // (81) 3019-3811 // (81) 9363-9779

Na Holanda – Centro Europeu de Jornalismo:
Rina Tsubaki – Gerente de Projeto
+31 43 325 40 30
www.emergencyjournalism.net