Notícias

10 linguagens de programação que você deveria aprender

freeimages.com

O setor de tecnologia tem crescido exponencialmente nos últimos tempos, como qualquer pessoa com acesso à internet está careca de saber. Habilidades relacionadas estão em alta no mercado de trabalho, com destaque para o domínio de linguagens de programação. Por isso, o site Mashable montou uma lista com 10 linguagens que você deveria aprender em 2014.

No topo da lista, encontra-se Java, desenvolvida nos anos 90 pela Sun Microsystems e uma das mais requisitadas pelas empresas, sendo considerada padrão para softwares de empresas, jogos e aplicativos móveis, por exemplo. Além disso, ela funciona através de múltiplas plataformas de software, o que faz com que um programa escrito em Java a partir de um Mac funcione perfeitamente em Windows e vice-versa.

Em seguida, está C, a anciã das linguagens de programação: desenvolvida nos anos 70, a C foi a primeira linguagem e a mais amplamente utilizada, abrindo caminhos para outras como o próprio Java, Python, JavaScript, entre outras. O Mashable recomenda a seus leitores que este seja o primeiro passo na aprendizagem de programação, pois a linguagem C foi o alicerce para as outras, facilitando sua compreensão.

A lista também inclui a sua herdeira, C++, criada para ser uma melhoria da C. Ela está por trás de importantes softwares como Firefox, Adobe e Winamp. A C# (ou C sharp), por sua vez, combina os fundamentos do C e C++ e é usada para desenvolver softwares para plataformas Windows da Microsoft.

A último da “família C”, que ocupa a 5ª posição na lista do Mashable, é a Objective-C, usada nos sistemas operacionais da Apple. Ela é usada tanto para o OSX quanto para o iOS, servindo para a criação de aplicativos para iPhone. O sexto lugar é ocupado pela PHP, projetada para aplicativos e sites dinâmicos. Essa linguagem pode ser embutida em um documento HTML (em vez de em um arquivo externo) e sustenta mais de 200 milhões de websites, incluindo o WordPress e até mesmo o Facebook.

Em seguida, o site menciona a Python, considerada adequada para iniciantes por possuir uma linguagem compacta e de leitura fácil. Ela é usada, por exemplo, para o Instagram, Google, Pinterest e Nasa. Na oitava posição da lista vem a Ruby, que também considerada uma linguagem simples e fácil de escrever, sendo usada no Groupon e Shopify.

No penúltimo lugar vem o famoso JavaScript, considerado essencial para funções da web que sejam interativas ou contenham animações. Essa linguagem é usada por diversos navegadores de internet e geralmente está embutida em extensões do Google Chrome e Safari. O lanterna da lista é o SQL, cujo propósito é focado no gerenciamento de dados. Ele costuma ser usado por sua função Query, que faz buscas em bancos de dados.

Além da lista mais detalhada, você confere no Mashable uma série de links para sites em inglês que lhe auxiliam a aprender todas essas linguagens virtualmente. Existem também muitas fontes em português, que podem ser encontradas facilmente na internet.