Notícias

Laser leva conexão banda larga da Terra para a Lua

Recentemente, um laser projetado pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) e pela Agência Espacial Americana (NASA) foi lançado até a Lua, atravessando a atmosfera da Terra. Com isso, ela será capaz de receber uma grande quantidade de dados, permitindo o acesso à internet em banda larga com uma velocidade de envio de 19.44 mbps.

Para o projeto, denominado Lunar Laser Communication Demonstration (LLCD), foram instalados quatro telescópios transmissores no deserto do Novo México (EUA). O objetivo é trazer formas mais eficazes de comunicação com missões espaciais. A velocidade alcançada pela demonstração apresentou uma superação de 4800 vezes quando comparada à comunicação de rádio, atual método de comunicação espacial.

LLCD

Imagem: National Journal

Curiosamente, foi constatado que a banda larga na Lua será mais veloz do que em alguns lugares do Reino Unido e de vários outros países. Em estudo recente, constatou-se que a média do alcance nos países do Reino Unido é de 17.8 mbps em zonas urbanas. Nas áreas rurais, o número é ainda mais baixo, ficando em torno de 11.3mbps.