Notícias

Google muda termos de serviço e diz analisar e-mails para vender anúncios

google_politicas

O Google adicionou um novo parágrafo aos seus termos de serviço, esclarecendo a forma como a empresa trata a privacidade dos usuários. O texto diz respeito ao método utilizado para analisar os conteúdos dos usuários e gerar anúncios publicitários.

No novo documento, consta o seguinte trecho: “nossos sistemas automatizados analisam o seu conteúdo (incluindo e-mails) para fornecer recursos de produtos pessoalmente relevantes para você, como resultados de pesquisa customizados, propagandas personalizadas e detecção de spam e malware. Essa análise ocorre à medida que o conteúdo é enviado e recebido, e quando ele é armazenado”.

Não é de hoje que os usuários do Gmail expressam seu desconforto diante desse método de análise de conteúdo dos e-mails enviados e recebidos. Não se trata somente da sensação de ter sua privacidade invadida, como também os fins de tal invasão: o sistema “pesca” as palavras-chave das mensagens para gerar propagandas.

Isso já havia trazido problemas judiciais ao Google anteriormente. A empresa sofreu diversas ações judiciais coletivas de usuários, sendo acusada de violação de direitos de privacidade. Em sua defesa, a companhia declarou que “usuários do Gmail aceitam essa condição ao criarem sua conta”.

Um porta-voz do Google declarou que “as mudanças irão ajudar no esclarecimento das pessoas (a respeito dos termos de serviço) e são baseadas no feedback que temos recebido nos últimos meses”. É possível que, dessa forma, a empresa se proteja de maiores problemas judiciais, ainda que os procedimentos permaneçam os mesmos – e a insatisfação dos usuários também.