Gráfico mostra a evolução dos idiomas no Twitter
Com o objetivo de medir o impacto global do Twitter, a empresa de dados sociais Gnip passou a estudar os tweets publicados ao longo dos anos. Como resultado, um gráfico foi criado a partir dos idiomas que os usuários selecionavam como principais em suas contas na rede social, de 2006 até hoje.
Em 2013, quase 49% dos tweets publicados vieram de contas com outro idioma que não o inglês, língua-mãe do site. De acordo com o diretor executivo do Gnip, Chris Moody, o gráfico não apenas indica o incremento da popularidade do Twitter ao redor do mundo, mas também permite avaliar como eventos globais de grande notoriedade afetaram o uso de seus serviços.
Alguns exemplos disso foram o aumento de usuários que selecionaram o árabe como seu idioma principal durante as principais crises no Oriente Médio nos últimos anos e o maior uso do idioma indonésio, que se relaciona à expansão do acesso à internet no país.
No entanto, os dados da empresa não são 100% precisos: o rastreamento de tweets não inclui todos os usuários da plataforma, pois não é obrigatório que um idioma principal seja selecionado. Além disso, o Twitter tem constantemente acrescentado novas línguas às suas opções.
No final do último mês de dezembro, a rede contava com 241 milhões de usuários mensalmente ativos, dos quais 78% viviam fora dos Estados Unidos.