Notícias

Dia Mundial do Backup e a importância de manter cópias de arquivos

Você já perdeu um computador, celular ou câmera fotográfica e se arrependeu por não ter feito uma cópia de segurança dos seus arquivos? O Dia Mundial do Backup, celebrado em 31 de março, chega ao quarto ano com o objetivo de evitar que isso aconteça, alertando os usuários de equipamentos eletrônicos sobre a importância de fazer backups regularmente. Trata-se de uma iniciativa independente, criada por usuários de internet a partir de uma discussão no Reddit.

De acordo com a organização da campanha, 30% das pessoas nunca fizeram um backup, 113 celulares são perdidos ou roubados a cada minuto e 1 em cada 10 computadores são infectados com vírus a cada mês. Por isso, o World Backup Day recomenda fazer uma cópia de todos os seus arquivos importantes, como fotos da sua família, vídeos pessoais, documentos e e-mails, ao invés de guardar tudo em um só lugar.

O site da campanha, que tem versão em português, dá um passo a passo simples para fazer backup para uma unidade USB, como um HD externo, ou na nuvem, usando serviços como Google Drive, Dropbox e Onedrive, por exemplo.

Ao salvar seus arquivos, recomenda-se fazer mais de uma cópia de segurança – por exemplo, em um HD externo e também na nuvem. Também aconselha-se não guardar o HD de backup junto do computador, já que em caso de roubo você pode perder os dois. Além disso, é necessário atualizar o backup frequentemente, para garantir que seus documentos mais recentes estarão protegidos.