Notícias

Facebook apresenta Hack, nova linguagem de programação

facebook_wikimediacommons_Marcus_Quigmire

Unir os benefícios de linguagens de programação dinâmicas, como o PHP, às vantagens das estáticas, como C. Esse era o objetivo por trás do desenvolvimento da Hack, uma nova linguagem de programação apresentada pelo Facebook. A ideia, como explicam Julien Verlaguet e Alok Menghrajani, engenheiros de software da empresa, no blog Facebook Code, era facilitar ao máximo o trabalho dos programadores – não apenas os da companhia de Mark Zuckerberg.

Apesar de ser lançada oficialmente agora, a Hack já vem sendo usada pelo próprio Facebook há meses. Como explicam os engenheiros, ela baseia-se em PHP, linguagem com a qual o site costumava ser codificado. No entanto, eles apontam que apesar de permitir um rápido desenvolvimento, o PHP dificulta a detecção de erros, que só são perceptíveis quando o programa está em execução e acontece um bug. Com o crescimento da plataforma, isso tornou-se um problema.

Por outro lado, linguagens estáticas como a C permitem aos desenvolvedores identificar erros antes de executar o código, mas não são tão práticas. A Hack surgiu, então, para conciliar o melhor dos dois mundos. Ao desenvolvê-la, os funcionários do Facebook usaram a HipHop Virtual Machine (HHVM) para compatibilizar códigos em PHP já existentes com a nova linguagem.

No site oficial da Hack, é possível baixá-la gratuitamente, assim como as ferramentas necessárias para converter automaticamente sua base de códigos. Em abril, a empresa promoverá no seu campus em Menlo Park, Califórnia, um  Hack Developer Day, com palestras sobre a nova linguagem e uma hackathon.