Notícias

Análise de prefeitos de capitais no Facebook – dezembro 2018

Marcelo Crivella (PRB), prefeito do Rio de Janeiro, é o novo líder do ParlaFacebook de prefeitos de capitais. Com 2,1 milhões de seguidores, Crivella assume a dianteira após a saída de João Doria (PSDB), ex-prefeito de São Paulo e agora eleito governador. Em 2019, haverá mudanças nesse ranking porque a equipe de Crivella resolveu criar outra fanpage para as ações do mandato, deixando a atual para as mensagens religiosas. Apesar do primeiro lugar, 13,7 mil pessoas deixaram de acompanhar a fanpage em 2018.

Além de Crivella, somente Teresa Surita (MDB), prefeita de Boa Vista, tem mais de 1 milhão de seguidores. A página dela teve um crescimento sólido em 2018, com 200 mil novos seguidores durante o ano. Teresa Surita era a única mulher presente no ranking de prefeitos, mas as mudanças trazidas pela eleição deste ano reforçam a presença feminina no estudo da Paradox Zero. Cinthia Ribeiro (PSDB), prefeita de Palmas, e Socorro Neri (PSB), de Rio Branco, são os novos nomes analisados pelo ranking a partir de janeiro.

Geraldo Julio (PSB), prefeito do Recife, está no sétimo lugar e continua com crescimento baixo. Ao longo de 2018, a fanpage ganhou e perdeu audiência, sem atingir a marca de 140 mil seguidores. No fechamento do estudo, a partir da comparação entre janeiro e dezembro de 2018, apenas 154 novos seguidores passaram a acompanhar a página.

Somente três prefeitos cresceram acima de 10% em 2018: Clécio Vieira (Rede) em Macapá; Roberto Cláudio (PDT) em Fortaleza; e Edivaldo Holanda Jr. (PDT) em São Luís do Maranhão.

Em termos partidários, Marcelo Crivella coloca o PRB na dianteira sozinho, pois é o único representante do partido eleito prefeito de uma capital. Em segundo vem o MDB, com cinco prefeituras e 1,4 milhão de seguidores. O PSDB tem o maior número de prefeituras (oito, ao todo) e a terceira posição no ranking de partidos, com 847,3 mil seguidores. Rede, PPS e PCdoB, com apenas uma prefeitura cada, têm a menor audiência – variando entre 38,7 mil e 50,5 mil seguidores.

Prefeitos do Nordeste

A popularidade da região é boa no Facebook e apenas 3 dos 9 prefeitos nordestinos têm menos de 100 mil seguidores no Facebook. São eles: Luciano Cartaxo (PSD), de João Pessoa, 72,6 mil seguidores. Edivaldo Nogueira (PCdoB), de Aracaju, quase 40 mil. E Álvaro Dias (MDB), de Natal, com minguados 2,5 mil seguidores.

Roberto Cláudio lidera entre os prefeitos do Nordeste. O prefeito de Fortaleza soma 500,3 mil seguidores. O vice é ACM Neto (DEM), de Salvador, com 467,3 mil seguidores. Geraldo Julio está em terceiro com 137,9 mil.

Em termos de crescimento, o desempenho do prefeito do Recife também é ruim. A página de Geraldo Julio foi a que menos cresceu entre sete Estados nordestinos, de janeiro a dezembro de 2018. Pior que ele só Firmino Filho (PSDB), prefeito de Teresina, e Rui Palmeira (PSDB), de Maceió, que perderam seguidores.