Notícias

Análise de pré-candidatos ao Governo de Pernambuco no Facebook – maio 2018

As novas regras eleitorais, aprovadas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), são diferentes das normas adotadas nas campanhas anterioes em relação ao uso de publicidade na internet. A mudança pode afetar diretamente o desempenho dos candidatos nas redes sociais. A partir deste mês, a Paradox Zero divulga regularmente o ParlaFacebook dos pré-candidatos ao Governo de Pernambuco, incluindo os nomes que circularam na imprensa até agora. Os dados da primeira edição foram atualizados em maio.

Paulo Câmara (PSB) é o campeão no Facebook, com 358 mil seguidores, mas sem apresentar crescimento. A variação entre janeiro e maio é de -0,01%, ou seja, a página está empacada. É um comportamento diferente do observado no segundo semestre de 2017, quando a página cresceu 1,21%.

Em segundo lugar está Armando Monteiro Neto (PTB), com 132,9 mil seguidores e perdendo audiência. Desde janeiro, perdeu -0,11% entre janeiro e maio. No apurado do ano inteiro de 2017, Armando cresceu 9,54%.

Marília Arraes (PT) e seus 82,8 mil seguidores ainda estão longe de uma boa performance no Facebook, mas ela é a que mais cresce: 15,8% entre janeiro e maio, quase o dobro do registrado durante os 12 meses do ano de 2017, quando cresceu 8,41%.

Danielle Portela, pré-candidata do PSOL, somava 277 seguidores em janeiro e em maio chegou a 1.127. Julio Lóssio (Rede) passou de 29 mil para 34,7 mil seguidores nestes últimos cinco meses.