Notícias

Candidatos ao Governo do Rio de Janeiro nas redes sociais

[:pt]A Paradox Zero realizou um estudo qualitativo, um levantamento de dados e uma série de infográficos sobre a atuação nas redes sociais dos quatro principais candidatos ao Governo do Estado do Rio de Janeiro: Anthony Garotinho, Marcelo Crivella, Luiz Fernando Pezão e Lindberg Farias.

As páginas foram analisadas com base em seis critérios:

Linguagem – Foram avaliadas a informalidade das publicações e a adequação à linguagem natural predominante na internet.

Interação – Foram avaliadas a participação do candidato na página e a frequência, adequação e substância das respostas aos comentários.

Conotação política – Foram avaliadas a existência e a qualidade dos debate de eventos, das mensagens e dos projetos partidários, levando-se em consideração a eficácia do engajamento do público.

Integração multimídia – Foram avaliados o uso e a aplicação correta de ferramentas digitais, como aplicativos dentro dos perfis e integração com outros destinos na web. O uso inovador de ferramentas digitais também foi analisado.

Identidade visual – Foram avaliadas as peças gráficas da página (como mensagens de status ilustradas com imagens e fotos de capa). Idealmente, todas deveriam conter o mesmo direcionamento artístico.

Transparência – Foram avaliados o volume e os detalhes das informações pessoais e profissionais do candidato no perfil.

O índice de impacto é um medidor usado, com exclusividade, pela Paradox Zero. Ele é calculado levando em consideração o número total de seguidores e o efeito multiplicador passível de verificação em cada postagem, computando-se a média do total de publicações durante o período da coleta de dados brutos.

A ordem de exibição dos candidatos, a seguir, é feita de acordo com o posicionamento em número total de seguidores no Facebook.

 

Garotinho

 

Crivella

 

Pezao

 

Lindberg

Metodologia

Os dados brutos foram coletados diretamente na página oficial do Facebook de cada candidato, entre o período de 1 a 25 de junho de 2014. O número total de seguidores foi classificado no dia 27 de junho de 2014.

O estudo completo, incluindo a análise qualitativa e os infográficos individuais e gerais, foi finalizado no dia 1 de julho de 2014.[:]