Notícias

Adolescente holandesa é presa por falsa ameaça de terrorismo no Twitter

american-express-twitter2

Piadas sobre terrorismo na internet? Pense duas vezes. Uma prova disso foi a prisão de uma holandesa de 14 anos após enviar uma mensagem pelo Twitter à companhia aérea American Airlines na qual se identificava como membro da Al-Qaeda e ameaçava fazer “algo grande”.

A adolescente havia twittado para a companhia: “@AmericanAir olá, meu nome é Ibrahim e eu sou do Afeganistão. Eu faço parte da Al-Qaeda e no dia primeiro de junho eu farei algo bem grande tchau”. A mensagem foi prontamente respondida pelo Twitter oficial da empresa: “@queendemetriax_ Sarah, nós levamos essas mensagens muito a sério. Seu endereço de IP será enviado para a segurança e o FBI”, responderam.

Foi o bastante para causar uma enorme repercussão: o Twitter da American Airlines, @AmericanAir, tem mais de 800 mil seguidores, que passaram a acompanhar a conversa. A garota recebeu vários tweets de outros usuários acusando-a, entre outras coisas, de ser imatura e racista. Sarah também publicou outros tweets pedindo desculpas, entre eles um em que dizia estar brincando e outro no qual afirmava que uma amiga sua havia enviado a mensagem, e não ela.

A jovem acabou removendo sua conta do Twitter e a companhia aérea apagou a postagem enviada em resposta. No entanto, de acordo com o jornal britânico The Independent, Sarah foi presa pela polícia local de Roterdã, na Holanda. A polícia teria confirmado a prisão, mas declarado que a investigação havia surgido de uma iniciativa local, e não a pedido do FBI ou da American Airlines.