Notícias

Microsoft lança OneNote gratuito para Mac e Windows

onenote

O software de anotações da Microsoft, OneNote, agora está disponível gratuitamente para Windows e Mac, incluindo o Mac OS X. Antes só era possível adquiri-lo através do Office. Agora, o programa passa a concorrer com o popular aplicativo Evernote.

O OneNote permite organizar notas em cadernos e inserir imagens, tabelas, mapas, listas de tarefas, entre outros recursos. Tudo é salvo através de um serviço de armazenamento em nuvem, permitindo que o usuário tenha acesso às notas a partir de seu smartphone ou tablet, além do computador.

Essa nova versão está livre de anúncios e possui praticamente os mesmos recursos de sempre, salvo algumas funções mais avançadas como suporte a SharePoint, integração com Outlook e histórico de versões, que ficarão restritos a quem comprou o Office 2013 ou assinou o Office 365.

A Microsoft garante que manterá o design padrão das notas, independente da plataforma, incluindo anotações e formatação de links. Além disso, a empresa adicionou novas ferramentas ao programa, como o OneNote Clipper, através da qual páginas da web podem ser salvas em formato de notas. Também foi aberta uma nova interface de programação de aplicativos (API) que permite que outras aplicações como Feedly, Doxie Go, Neat e Genius Scan interajam com os cadernos digitais do usuário.

De acordo com a empresa, o aplicativo será oferecido gratuitamente por “um período limitado”, mas não foi fornecida nenhuma indicação de quando esse acordo pode expirar ou que preço será cobrado posteriormente.