Notícias

Brasileiros com internet passam mais tempo online do que vendo TV

Brasileiros com internet passam mais tempo online do que vendo TV. Foi o que apontou uma pesquisa realizada pelo Ibope, segundo a qual a média que o brasileiro gasta na internet de segunda a sexta é de 3h39min por dia – dez minutos a mais do que o tempo passado assistindo televisão, que é de 3h29min por dia. Bem atrás dos outros meios de comunicação está o rádio, que soma uma quantia média de 3h07min diárias.

No entanto, a preferência nacional continua sendo a televisão: 97% da população brasileira afirma assistir TV, enquanto 61% diz ter o costume de ouvir rádio. Já os jornais e revistas impressos acumulam uma porcentagem bem menor de atenção dos brasileiros: 25% e 15%, respectivamente.

No entanto, no quesito de confiabilidade, a liderança é dos jornais impressos: 53% dos entrevistados afirmam ter mais confiança no conteúdo publicado neles. Logo em seguida, vem o rádio com 50%, e depois a TV com 49%. Sites e blogs são os meios que apresentam o menor nível de confiança: 28% e 22%, respectivamente.

A pesquisa foi um pedido da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, com o objetivo de compreender melhor os hábitos dos brasileiros em se tratando de mídias e otimizar a visibilidade de ações do Governo Federal. Um total de 18.312 pessoas foram entrevistadas em 848 municípios de todos os Estados do Brasil mais o Distrito Federal, entre os meses de outubro e novembro de 2013, com uma margem de erro de 1%.

Entre os entrevistados, 53% afirmaram que nunca acessam a internet, enquanto 52% disseram não possuir o serviço em casa. A pesquisa também apontou que os veículos de comunicação públicos são constantemente esquecidos: o programa “Voz do Brasil” foi o que se mostrou como o mais conhecido entre os entrevistados, mas 66% dos que afirmaram conhecê-lo dizem não ter o hábito de escutá-lo.

Na internet, sites governamentais como o Portal Brasil e o site do Planalto também apresentaram níveis baixíssimos de popularidade: estes contam com a atenção de 24 e 18% do total, respectivamente. As mais visitadas pelos brasileiros, segundo aponta a pesquisa, são as páginas do Ministério da Educação (12,6%), Receita Federal (12,3%) e Fome Zero (6,4%).

Com o crescimento da internet, o governo federal tem aumentado a participação de recursos de publicidade nesse meio. De acordo com o ministro-chefe da Secretaria de Comunicação da Presidência, Thomas Traumann, as despesas da secretaria com publicidade na internet representavam 8% do total em 2011 – índice que cresceu para 9,5% em 2012, 11,5% em 2013, e para 2014 a previsão é de 15%. Apesar disso, Traumann nega quaisquer alterações na dinâmica de distribuição dessa verba.