Notícias

Facebook Zero: alcance orgânico de publicações de marcas será nulo

Com o objetivo de estimular publicações pagas, o Facebook vem restringindo cada vez mais o alcance orgânico do conteúdo produzido por páginas de empresas e marcas.

Em 2012, houve uma restrição notória de cerca de 16%, valor que diminuiu ainda mais em dezembro de 2013. E a situação deve piorar: em breve, afirma o site Social@Ogilvy, esse alcance chegará a zero.

A popularidade da rede social sempre chamou a atenção de empresas que querem vender seus produtos e serviços, pela facilidade de montar e divulgar páginas, ganhar curtidas e manter uma proximidade maior com seu público-alvo. No entanto, o Facebook quer lucrar cada vez mais em cima disso.

Organic-Reach-Chart

De acordo com uma análise do Social@Ogilvy, baseada em mais de 100 páginas comerciais, em fevereiro de 2014 o alcance orgânico alcançava uma média de 6%, o que representa uma queda de 49% comparado aos níveis recordes no último mês de outubro. No caso das páginas com mais de 500 mil curtidas, a porcentagem era de cerca de 2%.

E tudo indica que a tendência de queda é mesmo séria: extraoficialmente, fontes ligadas à empresa vêm aconselhando os community managers a se preparar para uma redução total do alcance de suas publicação não patrocinadas.

Com isso, serão necessárias ações e decisões específicas a respeito do planejamento de conteúdo e investimento financeiro em atividades de mídias sociais. O Social@Ogilvy produziu um artigo (em inglês) contendo informações e recomendações a respeito de como as empresas e marcas deverão se portar de agora em diante. O material pode ser acessado neste link.