Notícias

Infográfico compila estatísticas recentes sobre redes sociais

Já não restam dúvidas sobre os impactos positivos que uma boa presença nas mídias sociais pode exercer nos resultados de uma empresa. Afinal, atualmente 72% dos usuários de internet estão ativos em redes sociais. Para tomar as decisões certas e potencializar a influência junto a esses usuários, o ideal é possuir os dados mais recentes e relevantes sobre o marketing nas redes. Por isso, o Search Engine Journal (SEJ) compilou uma série de estatísticas que refletem as tendências do setor.

De acordo com o SEJ, 89% dos usuários de internet na faixa de idade dos 18 aos 29 anos usam alguma mídia social. O porcentual vai caindo com o aumento da idade, mas não deixa de ser expressivo: mesmo acima dos 65 anos, verifica-se 43% de presença nas redes sociais. O levantamento também mostra que 71% dos usuários acessam esses serviços através de dispositivos móveis, aspecto que deve ser levado em consideração ao se pensar estratégias de marketing online.

Com respeito às diferentes redes sociais, o Facebook continua na dianteira, com mais de 1,15 bilhões de usuários no mundo. Ainda de acordo com o SEJ, 1 milhão de páginas podem ser acessadas com a opção “Fazer login com Facebook” e 23% dos usuários dessa rede social acessam-na pelo menos cinco vezes por dia. E os resultados se refletem nas empresas: 70% dos profissionais de marketing conseguem novos clientes através do Facebook.

Apesar do domínio do serviço de Mark Zuckerberg, não dá para ignorar as outras redes sociais, como o Twitter, que tem o crescimento mais rápido atualmente e se tornou mais interessante devido a recentes mudanças na publicação de imagens. Com 550 milhões de usuários registrados e 215 milhões de usuários ativos mensalmente, o Twitter cresceu 44% entre 2012 e 2014.

O Google+, que foi criado há menos de três anos e ainda não se popularizou massivamente no Brasil, também merece atenção: ele vem crescendo 33% por ano, com 1 bilhão de contas no total, sendo 359 milhões de usuários ativos a cada mês. A rede social tem uma vantagem para quem busca visibilidade na web: criado pelo Google, o mais importante mecanismo de busca na web, o Google+ tem uma influência expressiva nos rankings de busca.

Pensa que pode parar por aí? Jeff Bulles, considerado pela Forbes como uma das 50 pessoas mais influentes na área, também destaca o papel das mídias sociais visuais, como Youtube, Pinterest e Instagram. Esses três serviços são voltados para o compartilhamento de imagens (vídeo ou fotos) e prometem crescer em 2014. Hoje, o YouTube tem mais de um bilhão de usuários ativos por mês, enquanto o Instagram acumula 150 milhões e o Pinterest 20 milhões.

Veja abaixo o infográfico do Search Engine Journal, em inglês:

Social-Media-Facts-and-statistics-you-need-to-know-