Notícias

Tráfego de dados móveis subirá 11 vezes nos próximos 4 anos

Um estudo realizado pela Cisco constata que até 2018 o tráfego global de dados móveis se multiplicará quase 11 vezes, chegando a uma taxa anual de 190 exabytes, o equivalente a um quintilhão de bytes ou um bilhão de gigabytes. Esse aumento deve-se ao crescimento incomum do número de conexões móveis à internet. De acordo com a pesquisa, a cifra será 1,4 vezes maior que a população mundial prevista em 2018, que é de aproximadamente 7,6 bilhões de pessoas, segundo a ONU.

O relatório ainda prevê que o tráfego global de dados móveis superará em três vezes o tráfego global de dados fixos, devido a uma maior velocidade em conexões móveis, maior número de conexões, mais vídeos móveis e mais utilizadores. Smartphones, laptops e tablets irão gerar aproximadamente 94% do tráfego global de dados móveis em 2018. O tráfego M2M (Machine-to-Machine ou, em português, máquina a máquina) representará 5% de todo o tráfego global de dados móveis em 2018.

Screen Shot 2014-02-21 at 17.10.50

Para responder à maior procura de serviços e conteúdos sem fios, fornecedores de serviços criarão novas infraestruturas, implementando a tecnologia 4G. O tráfego 4G crescerá 18% até 2018, e as conexões 4G atingirão 15% das conexões globais. Já os tráfegos de vídeos móveis representarão 69% de todo o tráfego móvel global, 16% a mais do que 2013.

O Relatório Cisco VNI Mobile sobre o tráfego global de dados móveis foi desenvolvido por analistas independentes.Um estudo realizado pela empresa de tecnologia Cisco constata que até 2018 o tráfego global de dados móveis se multiplicará quase 11 vezes, e alcançará uma taxa anual de 190 exabytes (exabyte é uma unidade de informação ou armazenamento em computador equivalente a um quintilhão de bytes ou um bilhão de gigabytes). Esse acelerado aumento deve-se ao crescimento incomum do número de conexões móveis à Internet, ultrapassando 10.000 milhões. De acordo com a pesquisa, será 1,4 vezes maior que a população mundial prevista em 2018 (aproximadamente 7.600 milhões de pessoas, segundo a ONU).

O relatório ainda prevê que que o tráfego global de dados móveis superará em 3 vezes o tráfego global de dados fixos devido uma maior velocidade em conexões móveis, mais conexões móveis, mais vídeo móvel e mais utilizadores móveis, e que os smartphones, laptops e tablets irão gerar aproximadamente 94% do tráfego global de dados móveis em 2018. O tráfego M2M (Machine-to-Machine ou, em português, máquina a máquina), representará 5% de todo o tráfego global de dados móveis em 2018, enquanto os restantes 1% e 0,1% corresponderão aos terminais básicos e a outros dispositivos portáteis, respectivamente.

Para responder à maior procura de serviços e conteúdos sem fios, fornecedores de serviços criarão novas infraestruturas, implementando a tecnologia 4G. O tráfego 4G crescerá 18% até 2018, e as conexões 4G atingirão 15% das conexões globais. Já os tráfegos de vídeos móveis, representará 69% de todo o tráfego móvel global, 16% a mais do que 2013.

O Relatório Cisco VNI Mobile sobre o tráfego global de dados móveis foi desenvolvido por analistas independentes e relatórios de dados móveis reais.