Notícias

Foto: Facebook Creative Labs

Paper, o novo aplicativo para leitura de notícias do Facebook

O Facebook apresentou oficialmente o Paper, aplicativo que ajuda os usuários a visualizar notícias publicadas na rede social.

O produto será lançado nos Estados Unidos, apenas para iOS (iPhone e iPad), nesta segunda-feira (03). Ainda não há informações sobre a chegada do app ao Brasil ou sobre o lançamento para outros sistemas, como Android.

O Paper é o primeiro produto do Facebook Creative Labs, iniciativa da empresa para criação de aplicativos móveis. Trata-se de uma alternativa ao aplicativo Flipboard, que permite a visualização de feeds na forma de uma revista digital.

No app do Facebook, o conteúdo dos seus amigos da rede social e de publicações renomadas será exibido em um layout fullscreen e “livre de distrações”, como anuncia a empresa. As notícias serão divididas em 19 categorias, como as editorias de um jornal, e o usuário escolhe em quais canais se inscreverá. Assim, pode receber apenas notícias relacionadas a ciência, cultura ou política, por exemplo.

O conteúdo gerado no aplicativo não dependerá apenas de algoritmos, mas também das escolhas de uma equipe de jornalistas responsáveis pela edição.

Além disso, também é possível usar o Paper para compartilhar fotos, textos e vídeos produzidos por você. Para mostrar aos usuários como funciona o aplicativo, o Facebook criou uma página chamada “Introducing Paper”.

NOVAS VERSÕES –

No futuro, o app deve incluir também uma função de geolocalização, para que os usuários vejam notícias da sua cidade automaticamente.

Neste primeiro momento, o Paper não exibe anúncios, mas eles devem ser adicionados no futuro. De acordo com o Re/code, especula-se que o projeto é um incentivo para que os veículos de comunicação e editores publiquem cada vez mais conteúdo no Facebook, aumentando assim a probabilidade de a história aparecer no aplicativo. Desse modo, o Paper ficaria cada vez mais atrativo para os usuários, que passariam mais tempo usando o serviço – o que significa mais visualização de anúncios e mais renda para o Facebook, evidentemente.O Facebook apresentou oficialmente nesta quinta-feira (30) o aplicativo Paper, ferramenta que ajuda os usuários a visualizar notícias publicadas na rede social. O produto será lançado nos Estados Unidos, apenas para iOS, na próxima segunda-feira (03). Ainda não há informações sobre a chegada do app ao Brasil ou sobre seu lançamento para outros sistemas, como Android. O Paper é o primeiro produto do Facebook Creative Labs, iniciativa da empresa para criação de aplicativos móveis. Como observa o site Beta News, Paper é basicamente uma alternativa ao aplicativo Flipboard, que permite a visualização de feeds na forma de uma revista digital. No app do Facebook, o conteúdo dos seus amigos da rede social e de publicações renomadas será exibido em um layout fullscreen e “livre de distrações”, como anuncia a empresa. As notícias serão divididas em 19 categorias, como as editorias de um jornal, e o usuário escolhe em quais canais se inscreverá. Assim, pode receber apenas notícias relacionadas a ciência, cultura ou política, por exemplo.

Foto: Divulgação

O conteúdo gerado no aplicativo não dependerá apenas de algoritmos, mas também das escolhas de uma equipe de jornalistas responsáveis pela edição. Além disso, também é possível usar o Paper para compartilhar fotos, textos e vídeos produzidos por você. Para mostrar aos usuários como funciona o aplicativo, o Facebook criou uma página chamada “Introducing Paper”. No futuro, o app deve incluir também uma função de geolocalização, para que os usuários vejam notícias da sua cidade automaticamente. Neste primeiro momento, o Paper não exibe anúncios, mas eles devem ser adicionados no futuro. De acordo com o Re/code, especula-se que o projeto é um incentivo para que os veículos de comunicação e editores publiquem cada vez mais conteúdo no Facebook, aumentando assim a probabilidade de a história aparecer no aplicativo. Assim, o Paper ficaria cada vez mais atrativo para os usuários, que passariam mais tempo usando o serviço – o que significa mais visualização de anúncios e mais renda para a rede social.