Notícias

Destaques: desempenho de prefeitos de capitais no Facebook – dez/2017

Para fechar o ano de 2017, a Paradox Zero lança a segunda edição do levantamento sobre os prefeitos do Brasil no Facebook. Com dados entre abril e dezembro, o ParlaFacebook lista as 10 maiores e 10 menores fanpages, a variação de crescimento absoluto, comparativos e análises feitas pela equipe da agência.

###

Embora esteja entre os 10 maiores, o prefeito do Recife, Geraldo Julio (PSB/PE), está estagnado: de abril a dezembro, cresceu apenas 1%. Em oito meses, foram meros 170 novos seguidores por mês. Em Salvador, ACM Neto (DEM/BA) cresceu ainda menos (0,6%) e Edivaldo Holanda Jr. (PDT/MA) só aumentou 0,4%.

###

João Doria (PSDB/SP), Marcelo Crivella (PRB/RJ) e Teresa Surita (PMDB/RR) estão na dianteira no total de seguidores – Doria e Crivella na casa dos 2 milhões, enquanto a prefeita de Boa Vista soma 1,1 milhão de seguidores. Na outra ponta, Carlos Eduardo (PDT/RN), Carlos Amastha (PSB/TO) e Clécio Vieira (Rede/AP) continuam com poucos seguidores e são os três piores colocados no ranking.

###

Roberto Cláudio (PDT/CE) continua na dianteira quando o assunto é crescimento no Facebook. Entre os prefeitos nordestinos, ele foi o que mais ganhou seguidores, com 40,4% de aumento entre abril e dezembro. Luciano Cartaxo (PSB/PB), que ficou em terceiro no levantamento anterior, agora é o vice-líder de crescimento, com 16%. Edvaldo Nogueira (PCdoB/SE) passou para a terceira posição, com 13% de novos seguidores no período.

###

A única prefeita de capital do Brasil é a líder em número de seguidores no Norte do país. Teresa Surita (PMDB/RR) soma 1,1 milhão e registrou 15,8% de aumento de abril a dezembro.

###

Zenaldo Coutinho (PSDB/PA), prefeito de Belém, foi o único a registrar índice negativo entre abril e dezembro. Ocupando a 15ª posição no ranking geral, ele passou de 64,9 mil para 64,8 mil seguidores, queda de -0,17%. Na edição anterior da pesquisa, divulgada em junho, Coutinho também teve queda de seguidores (-0,01%).

###

Roberto Claudio (PDT/CE), Nelson Marchezan Jr (PSDB/RS) e João Doria (PSDB/SP) são os únicos que aparecem no Top 10 tanto no ranking geral quanto no ranking de crescimento ao mesmo tempo. O prefeito de Fortaleza é o quinto colocado, com 334 mil seguidores e crescimento de 40,4% no período. Já Marchezan Jr, prefeito de Porto Alegre, está em sexto com 227,4 mil seguidores e aumento de 30%. João Doria é líder no ranking nacional (2,7 milhões de seguidores), mas cresceu bem menos: 17%.

Os partidos dos prefeitos

No comando de sete prefeituras entre as capitais brasileiras, o PSDB lidera o ranking de partidos. A maior parte dessa vitória é de João Doria (SP), que sozinho tem 2,7 milhões de seguidores. Com a soma de Nelson Marchezan Jr (Porto Alegre), Arthur Neto (Manaus), Firmino Filho (Teresina), Rui Palmeira (Maceió), Zenaldo Coutinho (Belém) e Hildon Chaves (Porto Velho), o partido alcança 3,5 milhões de seguidores.

###

Vice-líder no ranking de partidos, o PRB deve sua posição aos seguidores de Marcelo Crivella. O prefeito do Rio de Janeiro é o único entre os prefeitos de capitais filiado à legenda e tem, sozinho, 2,1 milhões de seguidores.

###

Já o desempenho de Rede, PT e PCdoB nesse recorte é irrisório. Cada partido não chega a 40 mil seguidores – bem abaixo dos números alcançados por PMN, PHS e DEM, que também só elegeram um prefeito cada e variam de 99 mil a 463 seguidores.

Outros destaques

O prefeito de São Paulo, João Doria (PSDB/SP), é o líder em número de seguidores entre as capitais do Sudeste, com 2,7 milhões. Mas quando a variação de crescimento é analisada, ele cai para a segunda posição, pois registrou 17% de aumento de abril a dezembro. Luciano Rezende (PPS/ES), que passou de 40,9 mil para 49,3 mil, aumentou 20,5% e é o líder nesse ranking.

###

Nelson Marchezan Jr (PSDB/RS) e seus 227,4 mil seguidores lideram entre os prefeitos do Sul quando falamos de ranking geral. Mas na análise da variação, Rafael Greca (PMN), prefeito de Curitiba, foi o que mais cresceu de abril a dezembro. Ele passou de 64,1 mil a 99,4 mil, registrando aumento de 55,1%.

###

Os rankings de total de seguidores e de variação de crescimento são iguais entre os prefeitos do Centro-Oeste. Marquinhos Trad (PSD/MS), de Campo Grande, soma 60,1 mil seguidores e aumento de 17,8% de abril a dezembro. Emanuel Pinheiro (PMDB/MT), de Cuiabá, chega a 41,5 mil seguidores, com aumento de 12,7%, enquanto Íris Rezende (PMDB/GO), de Goiânia, soma 40,8 mil seguidores – aumento de 4% no período.