Senado Federal e representação nordestina no Facebook

A atuação dos 27 senadores dos nove Estados nordestinos no Facebook é o alvo da mais nova pesquisa realizada pela Paradox Zero. Com dados compilados entre 1º de abril e 3 de maio, o estudo aponta que, apesar de ter elegido apenas dois senadores na Região, o PSDB é o partido com maior alcance entre o público. Ao todo, a legenda atinge 360,7 mil pessoas, e muito dessa força se deve ao senador paraibano Cássio Cunha Lima (PSDB-PB), responsável, sozinho, por atrair 288,2 mil seguidores. Os outros são curtidores da fanpage de Tasso Jereissati (PSDB-CE), que tem 72,5 mil fãs.

O PSB, que tem quatro senadores dentro desse grupo, é o segundo partido em número de seguidores (260,7 mil). Fernando Bezerra Coelho, eleito por Pernambuco, puxa a fila com 103,4 mil seguidores. Em terceiro lugar vem o PT, com seus 5 senadores e 203,3 mil seguidores. O campeão entre os senadores petistas nordestinos é o pernambucano Humberto Costa, com 96,6 mil fãs.

A quarta posição é do PMDB — 7 senadores e 200,5 mil seguidores. O presidente do Senado, Renan Calheiros, eleito por Alagoas, tem 93,7 mil seguidores. Quem fecha o top 5 dos partidos é o PTB, com 3 senadores e 119 mil seguidores. Fernando Collor (PTB-AL) é o campeão entre os trabalhistas, com 96,2 mil fãs.

O novo levantamento analisou e verificou as páginas oficiais no Facebook de 27 senadores eleitos nos Estados do Nordeste, nos pleitos de 2010 e 2014. Todas as informações coletadas são de caráter público, podendo ser verificadas livremente por meio das ferramentas disponíveis aos usuários da rede social.

Quatro dos senadores incluídos na pesquisa são suplentes – ou seja, apenas compuseram a chapa, sem receber voto popular direto. São eles: Douglas Cintra (PTB-PE), no lugar de Armando Monteiro Neto (PTB-PE), ex-ministro da Indústria e Comércio; Raimundo Lira (PMDB-PB), no lugar de Vital do Rêgo, hoje ministro do Tribunal de Contas da União; Regina Sousa (PT-PI), no lugar de Wellington Dias (PT-PI), atual governador do Estado; e Ricardo Franco (DEM-SE), no lugar de Maria do Carmo Nascimento Alves (DEM-SE), que deixou a casa para integrar a equipe da Prefeitura de Aracaju.

A fanpage do deputado Otto Alencar (PSB-BA) foi acompanhada desde o início da pesquisa, mas saiu do ar antes da coleta dos dados finais. Os perfis de Renan Calheiros (PMDB-AL) e Douglas Cintra (PTB-PE) são os dois únicos desatualizados, com últimos posts publicados em setembro e novembro de 2015, respectivamente.

[última atualização: 3 de maio de 2016]

* Fanpage do senador Otto Alencar (PSD-BA) está indisponível.

 

 

 

Os senadores Douglas Cintra (PTB-PE), Regina Sousa (PT-PI), Ricardo Franco (DEM-SE) e Raimundo Lira (PMDB-PB) são suplentes, então não recebem votos. Não há dados sobre os seguidores do senador Otto Alencar (PSD-BA) porque a fanpage dele está indisponível.

 


Estratégias Digitais e Tecnologia de Precisão

Recife | São Paulo | Brasília

Pesquisa, edição e produção

Daniel Semblano
Fabiola Blah
Jennifer Monte
Larissa Correia
Leonardo Viana
Paulo Rebêlo

paradoxzero.com/parlafacebook

[ mande uma msg ]