Boletim de notícias do MIRIM Brasil | nº 5

Sexta-feira, 23 de agosto de 2019

Oie, tudo bem?

Aqui estamos nós outra vez na sua caixa de email. Desta vez, trazemos notícias sobre o que está rolando neste mês da juventude. Nós preparamos uma reportagem especial sobre jovens que estão por dentro da proposta de reforma da Previdência, em discussão no Congresso. Quem disse que juventude e Previdência não têm nada a ver?

Boa leitura!

Fabiana Maranhão
Jornalista do MIRIM Brasil
fabiana.maranhao@mirimbrasil.org.br

Jovens por dentro da reforma da Previdência? Isso mesmo!

André, Bia, Filipe e Marcela são quatro jovens de Pernambuco que têm acompanhado diariamente as notícias sobre a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) de reforma da Previdência, que foi aprovada na Câmara dos Deputados no começo de agosto e agora está em discussão no Senado. Previdência, aposentadoria etc. não são assuntos que tendem a despertar a atenção das juventudes, que estão mais focadas nos estudos e, principalmente, em conseguir trabalho.

"O tema não é algo que atraia a juventude. É um tema chato, cabuloso, com números; um diz que [a Previdência] tem déficit, outro diz que não tem. Mas acho que é um tema que a gente precisa estar atento, primeiro para defender os nossos pais e avós, que poderão perder direitos, e segundo porque a gente também precisa dar esse olhar de longo prazo”, defende Filipe Antônio de Araújo, de 27 anos, militante do MIRIM Brasil.

Leia a reportagem especial que preparamos sobre o assunto e saiba o que pensam esses e essas quatro jovens sobre a reforma da Previdência.

O QUE ESTAMOS FAZENDO

Saiba um pouco mais sobre a atuação do MIRIM Brasil na luta pelos direitos humanos.

Juventudes nas ruas

O Fojupe (Fórum das Juventudes de Pernambuco), que o MIRIM faz parte, vai tomar as ruas do Recife com o III Ato Agosto das Juventudes, com o tema "Fascismo Aqui Não Se Cria: Juventude do Campo e da Cidade Pelo Fortalecimento das Políticas Públicas e da Democracia", que será realizado nesta sexta-feira, dia 23, a partir das 13h, no parque 13 de Maio, no centro da cidade. Saiba mais.

Conferência Municipal de Juventude

Jovens de diversas entidades se reuniram no começo do mês no MIRIM para debater sobre o processo da Conferência Municipal de Juventude do Recife. Em setembro, serão realizadas pré-conferências nas seis RPAs (Região Político Administrativa), com a eleição de delegados e delegadas. A conferência será em outubro, e a eleição para o Conselho Municipal de Juventude, em novembro. Veja como foi esse encontro.

NOSSA OPINIÃO

Juventudes, é preciso participar
Por Filipe Antônio de Araújo, 27 anos, militante e membro do conselho diretor do MIRIM Brasil

O mês de agosto é um mês de celebração. É, para nós jovens, o que o 8 de março é para as mulheres. Ainda não temos uma pauta tão consolidada, mas quiçá um dia conseguiremos estabelecer o mês de agosto como o mês das juventudes, pelo menos aqui no Estado de Pernambuco.

Para além de celebrar o mês de agosto, para além de comemorar o Dia Internacional da Juventude (12 de agosto), data que foi criada pela ONU (Organização das Nações Unidas), acredito que agosto é também um mês para levantar a bandeira da juventude e chamar a atenção dos e das jovens para que participem dos processos de debate, de construção e também de fiscalização da implementação das políticas públicas de juventude.

Uma política pública de juventude, por mais bem intencionado que seja o gestor, não terá eficácia sem a participação dos e das jovens. Sem a participação, é muito difícil ter uma política pública de juventude que consiga de fato suprir as demandas necessárias.

É importante lembrar que, apesar dos pesares, dos desmontes que estão acontecendo, principalmente por iniciativa do governo federal, a política pública de juventude tem apenas seis anos de existência, como lei. O Estatuto da Juventude foi promulgado em 2013, durante o governo de Dilma Rousseff.

Nós brincamos lá no Conselho Municipal de Juventude que a política de juventude é uma política criança e que a política da criança é uma política jovem porque o Estatuto da Juventude foi promulgado em 2013 e o Estatuto da Criança e do Adolescente é dos anos 90.

Apesar do pouco tempo de existência do Estatuto da Juventude, vejo uma evolução das políticas públicas de juventude, principalmente aqui no Recife. As organizações sociais, os fóruns, os coletivos e até a Secretaria de Juventude têm contribuído na disseminação do Conselho Municipal de Juventude, do estatuto, das políticas públicas de juventude e da importância da participação. E aí, juventudes, topam chegar junto?

O QUE ESTAMOS LENDO

Aqui você encontra sugestões de reportagens e textos interessantes que chegaram até a gente no último mês sobre educação, infância, juventude, gênero e direitos humanos.

Brasil de Fato: Jovens do Brasil de Bolsonaro: "Está difícil sonhar em um país desse jeito" -- http://bit.ly/2M4NkHV

Rede Brasil Atual: Jovens que ‘ficaram para trás’ foram cooptados pelo conservadorismo -- http://bit.ly/2K4OOAp

Carta Capital: Homem não chora? Projeto com jovens visa o fim da masculinidade tóxica -- http://bit.ly/2GGyUdi

Marco Zero: Desarticulação do atendimento no SUS prejudica crianças com microcefalia -- http://bit.ly/33CGJdY

Fora da Curva: A quem interessa o fim da universidade pública? -- https://www.youtube.com/watch?v=WpcDACIHkqc&t=35s

Marco Zero: A trama que levou Fernando Santa Cruz à morte -- http://bit.ly/2YJLvXL

Quer saber mais sobre o MIRIM e chegar junto na luta pelos direitos de crianças, adolescentes e jovens?

Acessa nosso site mirimbrasil.org ou nossas redes sociais. O email para contato é mirim@mirimbrasil.org.br

Para sair da lista, clique [aqui].
E-mail marketing via ParadoxZero